Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vitória, Maria Inês Côrte | pt_BR |
dc.contributor.author | Generoso, Ariana da Silva Fagundes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-25T02:02:18Z | - |
dc.date.available | 2014-06-25T02:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/6658 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é constituído de uma investigação de cunho diagnóstico acerca de uma determinada realidade escolar. A pesquisa foi realizada em escola pública municipal de Gravataí-RS, tendo como participantes três turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as suas professoras. Trata-se de um estudo de caso baseado na coleta de dados através de observações e de entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010) – entrevistas – e da Proposta de Formação de Leitores de Literatura (Baldi, 2009) – observações – entrelaçados às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2007). A questão problematizadora central foi: Como o trabalho com a Literatura Infantil é desenvolvido (ou não) durante o período destinado formalmente à alfabetização? Os objetivos da investigação são os seguintes: a) observar as práticas de leitura de Literatura Infantil oportunizadas aos alunos pelo professor alfabetizador; b) verificar o papel do professor como mediador da formação leitora inicial do aluno; c) analisar as práticas observadas a partir dos pressupostos teóricos estabelecidos. Como resultado obtido com o material coletado e analisado, foi possível refletir sobre a pouca oferta de leitura de literatura nas salas de aula observadas, motivada por razões e circunstâncias diversas, contudo o despreparo das professoras e a não prioridade sobre o trabalho com literatura foram os motivos mais recorrentes. Esse resultado indica uma necessidade de trabalhar e refletir e investigar mais questões relativas à formação de leitores bem como à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists of an investigation of diagnostic character about a particular school reality. The survey was conducted in a public school of Gravataí-RS, and the participants were three classes of the early years of elementary school and their teachers. It is a study of case based on the collection of data through observation and semi-structured interviews. Data were analyzed based on the theory of Content Analysis (Bardin, 2010) – interviews – and Proposal of Training of Readers of Literature (Baldi, 2009) - observations - intertwined with the guidelines of the National Curriculum Parameters (2007). The central issue was: How the work with the Children's Literature is developed (or not) during the period formally allocated to literacy? The objectives of the research are: a) Observe the reading practices of Children's Literature given to students by literacy teacher; b) Check the teacher's role as a mediator of the initial reader formation of the student; c) Analyze practices observed from the theoretical assumptions established. As a result of the materials collected and analyzed, it was possible to think about the short supply of reading literature in the rooms in which lessons were observed , motivated by several reasons and circumstances, however the lack of preparation of teachers and the lack of priority on working with literature were the most recurrent reasons. This result indicates a need to work and think and investigate more issues concerning training of readers as well as the training of teachers in the early years of elementary school. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | LEITURA | pt_BR |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | LEITORES - FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.title | O texto literário infantil em contextos de alfabetização: um olhar para as práticas de formação inicial do leitor | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|