Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6658
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVitória, Maria Inês Côrtept_BR
dc.contributor.authorGeneroso, Ariana da Silva Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-25T02:02:18Z-
dc.date.available2014-06-25T02:02:18Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6658-
dc.description.abstractEste trabalho é constituído de uma investigação de cunho diagnóstico acerca de uma determinada realidade escolar. A pesquisa foi realizada em escola pública municipal de Gravataí-RS, tendo como participantes três turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as suas professoras. Trata-se de um estudo de caso baseado na coleta de dados através de observações e de entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010) – entrevistas – e da Proposta de Formação de Leitores de Literatura (Baldi, 2009) – observações – entrelaçados às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2007). A questão problematizadora central foi: Como o trabalho com a Literatura Infantil é desenvolvido (ou não) durante o período destinado formalmente à alfabetização? Os objetivos da investigação são os seguintes: a) observar as práticas de leitura de Literatura Infantil oportunizadas aos alunos pelo professor alfabetizador; b) verificar o papel do professor como mediador da formação leitora inicial do aluno; c) analisar as práticas observadas a partir dos pressupostos teóricos estabelecidos. Como resultado obtido com o material coletado e analisado, foi possível refletir sobre a pouca oferta de leitura de literatura nas salas de aula observadas, motivada por razões e circunstâncias diversas, contudo o despreparo das professoras e a não prioridade sobre o trabalho com literatura foram os motivos mais recorrentes. Esse resultado indica uma necessidade de trabalhar e refletir e investigar mais questões relativas à formação de leitores bem como à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of an investigation of diagnostic character about a particular school reality. The survey was conducted in a public school of Gravataí-RS, and the participants were three classes of the early years of elementary school and their teachers. It is a study of case based on the collection of data through observation and semi-structured interviews. Data were analyzed based on the theory of Content Analysis (Bardin, 2010) – interviews – and Proposal of Training of Readers of Literature (Baldi, 2009) - observations - intertwined with the guidelines of the National Curriculum Parameters (2007). The central issue was: How the work with the Children's Literature is developed (or not) during the period formally allocated to literacy? The objectives of the research are: a) Observe the reading practices of Children's Literature given to students by literacy teacher; b) Check the teacher's role as a mediator of the initial reader formation of the student; c) Analyze practices observed from the theoretical assumptions established. As a result of the materials collected and analyzed, it was possible to think about the short supply of reading literature in the rooms in which lessons were observed , motivated by several reasons and circumstances, however the lack of preparation of teachers and the lack of priority on working with literature were the most recurrent reasons. This result indicates a need to work and think and investigate more issues concerning training of readers as well as the training of teachers in the early years of elementary school.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectLEITORES - FORMAÇÃOpt_BR
dc.titleO texto literário infantil em contextos de alfabetização: um olhar para as práticas de formação inicial do leitorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000458794-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo908,02 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.