Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5932
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViali, Lorípt_BR
dc.contributor.authorPaula, Marlúbia Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:01:44Z-
dc.date.available2014-06-06T02:01:44Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5932-
dc.description.abstractSe, apenas tintas não fazem um quadro, como revela Rubem Alves, em sua obra A Alegria de Ensinar, então, apenas bibliografias não constroem textos, mas ao compor as ideias, elas se confirmam ou não, diante da realidade a que se propõem. Esta dissertação é resultante das tintas que foram reconhecidas nas leituras realizadas sobre a Transposição Didática. Para dar início, observa-se o ensinar na Educação Básica, tendo como cenário uma escola do interior do RS, na qual afirmações contidas em bibliografias, foram confirmadas. O quadro foi pintado e, após, foi reconhecido, diante da realidade daquele momento, naquela escola. Tais afirmações revelam que ainda não há uma Transposição Didática adequada para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em salas de aula. O que se ratifica é que, tanto na teoria quanto na prática, as tecnologias (TIC) foram justapostas à prática docente. Para confirmar esta hipótese, foi utilizada a teoria de Yves Chevallard (2005), no que se refere à questão da Transposição Didática com apoio em (BORBA; PENTEADO, 2005) sobre rever a forma de pensar do professor, em consonância aos resultados obtidos referentes à prática de 23 professores, analisados por meio de questionários semiestruturados.Quanto aos objetivos específicos, tem-se como sendo: levantar informações sobre como ocorreu o acesso/uso de TIC, por parte dos professores da escola observada; identificar se os professores, ao planejar suas aulas, de fato incluem as TIC; comparar se a aula realizada com o uso de TIC é diferente da aula realizada com o uso do livro didático e, por fim, analisar os pressupostos da TD e avaliar quais devem ser mantidos para o uso de TIC. Estes objetivos específicos compõem o objetivo geral, que envolveu compreender como os professores de uma escola de educação básica realizam suas aulas utilizando as TIC. O problema de pesquisa envolveu verificar como ocorre o uso de TIC pelos professores da escola de educação básica observada. Após a aplicação de questionários, as observações e entrevistas, conclui-se que as TIC foram justapostas à aula. O integrar de TIC pelos professores ao elaborar suas aulas ainda está por ser realizado, e disto emerge o início de uma proposta de Transposição Didática para a sala de aula. Assim, finaliza-se este estudo.pt_BR
dc.description.abstractIf only paints, do not form a painting, such as reveals Rubem Alves, in his work The joy of teaching, then just bibliographies, do not build texts, but when composing the ideas, they are confirmed or not, facing the reality that it proposes. This Master Thesis is resultant of paints that were recognized in the readings accomplished about the Didactic Transposition. To start it is observed the teaching in the Basic Education having as a scenery a school inside of RS( Rio Grande do Sul state), in which statements contained in bibliography, were confirmed. The scenery was painted and after was recognized, faced with the reality of that moment, in that school. Such statements reveal that there is not yet an appropriate Didactic Transposition for the use of Information and Communication Technologies in classrooms. What it is ratified is that both in theory and in practice the technologies ICT (Information and Communication Technologies) were added to the teaching practice. To confirm this hypothesis was used the theory of Yves Chevallard (2005), in relation to the question of Didactic Transposition with support in (BORBA; Penteado, 2005) regarding to revise the form of thinking of the teacher in consonance to the results obtained referring to the practice of 23 teachers analyzed by means of semi-structured questionnaires.As for the specific objectives it has as being: searching information, about how occurred the access/use of ICT, on the teachers´ part, of the school observed; identify if the teachers when plan their lessons, in fact include ICT; check if the class performed with the use of ICT is different from classroom performed with the use of the textbook and finally analyze the assumptions of TD ( Didactic Transposition ) and assess which must be kept for the use of ICT. These specific objectives composes the general goal that involved understand how the teachers of a school of basic education perform their lessons using ICT. The problem of research involved check as occurs the use of ICT by teachers of the school of basic education observed. After the application of questionnaires, observations and interviews it was concluded that the ICT were added to the classroom. The integrate of ICT by teachers to prepare their classes, is yet to be done, and it emerges from the beginning of a proposal for Didactic Transposition, to the classroom. Therefore concludes this study.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleUm novo olhar sobre a transposição didática: o início de uma proposta para o uso das TIC na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000458494-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.