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dc.contributor.advisorFay, Cláudia Musaen_US
dc.contributor.authorCampos, Daniela deen_US
dc.date.accessioned2014-04-24T02:01:07Z-
dc.date.available2014-04-24T02:01:07Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5770-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir a Campanha Operário Padrão desenvolvida no período de 1970-1985. Para tal, utilizou documentos relacionados ao concurso, especialmente dos trabalhadores que venceram a competição no estado do Rio Grande do Sul, no período citado, assim como entrevistas orais com alguns desses personagens. O concurso, realizado desde 1955, no estado do Rio de Janeiro, e, depois, estendido para o restante do país, experimentou uma longa duração até o final da década de 1980. Ao ser criado, segundo seus idealizadores, tinha por meta difundir uma noção positiva do operário brasileiro, ao contrário do que era cotidianamente publicado nos jornais. A campanha, promovida pelo SESI e pelo jornal O Globo, propunha premiar um trabalhador em cada estado e, depois, eleger o operário nacional. A pesquisa realizada analisou como o concurso foi utilizado pelos empresários, por meio do SESI, para propagar os ideais de harmonia entre as classes e criar um modelo de operário que estivesse em consonância com os padrões da elite empresarial brasileira, desse modo, procurando disciplinar, através desse modelo, os demais trabalhadores industriais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the Campaign Operario Padrao in the period 1970-1985. To this end, we used documents related to the contest; especially of workers who won the competition in the state of Rio Grande do Sul at the mentioned period, as well as oral interviews with some of these personages. The contest, held since 1955 in the state of Rio de Janeiro and then extended to the rest of the country, lasted for a long time, until the late 1980s. When created, according to its initiators, had the goal to spread a positive image of the Brazilian worker, contrary to what was published regularly in newspapers. The campaign, sponsored by SESI and the newspaper O Globo, proposed awarding a worker in each state, and then elect a national worker. The research examines how the competition was used by businessmen, through SESI, to propagate the ideals of harmony between the classes, creating a model worker which was in line with the standards of the Brazilian business elite and which had as a goal to discipline through the model, the remaining factories workers.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTRABALHO E TRABALHADORES - BRASILpt_BR
dc.subjectESCRAVIDÃO - BRASILpt_BR
dc.subjectINDÚSTRIA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.titleA campanha operário padrão: como tornar-se um modelo de trabalhador (1970-1985)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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