Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5692
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStobäus, Claus Dieteren_US
dc.contributor.authorZambon, Evertonen_US
dc.date.accessioned2014-03-28T02:01:16Z-
dc.date.available2014-03-28T02:01:16Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5692-
dc.description.abstractEssa pequisa teve como objetivo aprofundar a discussão a respeito das estratégias possíveis de prevenção ao estresse ocupacional de professores do Ensino Superior de instituições de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS, Brasil. Foram entrevistados quinze professores com carga horária semanal acima de 20 horas semanais e mais de 10 anos de profissão como educadores em suas universidades. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro estruturado, sendo gravadas e após analisadas pela Técnica da Análise de Conteúdo segundo Bardin. A fundamentação teórica teve como base os estudos sobre o mal e o bem-estar docente, a Psicologia Positiva e diversas pesquisas anteriores sobre essas temáticas. Os resultados revelaram as seguintes categorias: tempo, motivação, atividades físicas, lazer e espiritual. Sendo possível detectar que as estratégias de enfrentamento mais utilizadas por eles foram as que estavam relacionadas às suas atividades de lazer; ao preparo emocional e à sua motivação para o trabalho; ao investimento em atividades físicas em seu cotidiano; à sua capacidade de organização e gestão eficiente de seu tempo livre entre as demandas profissionais e as domésticas e à sua vivência da espiritualidade. As aplicações do estudo apontam para a construção de programas de desenvolvimento de competências individuais e coletivas para os docentes envolvidos neste cotidiano, buscando focar nestas cinco questões como as principais estratégias de prevenção a serem aprofundadas no enfrentamento ao estresse ocupacional dos educadores do ensino superior privado.pt_BR
dc.description.abstractThis work is intended to further discuss some plausible strategies to prevent the occupational stress observed on the academic staff of some universities in the metropolitan area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A total of fifteen successful faculty members were interviewed, all presenting at least 20 working hours a week, and at least ten years experience at their faculty position. The interviews were conducted from a structured script, recorded and analyzed according to the Method for Content Analysis of Bardin. The theoretical grounds of this research is based on previous work involving welfare of educators, the Positive Psychology and several other studies concerning this issues. The results revealed the following categories : time, motivation, physical activities, leisure and spirituality. Indeed, it was possible to identify that the mostly used strategies of confronting presented by these individuals were the ones related to their leisure activities; emotional capabilities and their work motivation; to their engagement into physical activities; to their ability to efficiently organize and manage their free time versus professional and domestic demands, and to their spirituality. The implications of this work point to the development of programs of individual and group competences to the faculty involved in this routine, seeking to focus on these five topics as the major polices of prevention to be further assessed in confrotning the occupational stress of the academic staff on private higher education institutions.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectSAÚDE OCUPACIONALpt_BR
dc.subjectESGOTAMENTO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectBEM-ESTAR PESSOALpt_BR
dc.titleEstratégias de prevenção ao estresse ocupacional de professores do ensino superior privadopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000455710-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,1 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.