Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5206
Tipo: masterThesis
Título: Sociedade de consumo e o enfrentamento das situações de vulnerabilidade econômica no âmbito do V comando aéreo regional: desafios para o serviço social
Autor(es): Souza, Emmily Pereira Brito de
Orientador: Grossi, Patricia Krieger
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: SERVIÇO SOCIAL
SOCIEDADE DE CONSUMO
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
FAB
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumen: This thesis proposes to analyze how the consumer society has contributed to the economic vulnerability of users of Social Service of Aeronautics Garrison of Porto Alegre (GUARNAE-PA), under the V Regional Air Command, aiming to contribute to the development of educational actions with the objective of reflection on the theme of consumption. For both following specific objectives were delimited: to investigate how the situation of economic vulnerability presents itself as demand for Social Service of GUARNAE-PA; to identify what are the socio-demographic characteristics(gender, age, income, institutional affiliation, educational level) of users in vulnerable economic situation assisted by Social Service; to know if the structure of the COMAER's Social Assistance System enables the Social Service of GUARNAE-PA coping with situations arising from the economic vulnerability of its users and to identify if the actions developed by Social Service of GUARNAE-PA has contributed to cope with this situations. Economic vulnerability understood from the perspective of indebtedness and over-indebtedness. To walk the path of this research we opted for the use of qualitative and quantitative approaches, with emphasis on the first one. The results show that consumption plays the leading role in the lives of research subjects and are associated with the satisfaction of needs, welfare, comfort and status it represents. In this context, we highlight the role of advertising and credit expansion as motivators in the process of borrowing and indebtedness.
A presente dissertação propõe-se a analisar de que forma a sociedade de consumo tem contribuído para a vulnerabilidade econômica dos usuários do Serviço Social, da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre, no âmbito do V Comando Aéreo Regional, objetivando contribuir para o desenvolvimento de ações educativas que visem à reflexão acerca da temática do consumo. Para tanto se delimitou os seguintes objetivos específicos: investigar como a situação de vulnerabilidade econômica se apresenta enquanto demanda para o Serviço Social da GUARNAEPA; identificar quais são as características sociodemográficas (gênero, idade, renda, vínculo institucional, nível educacional) dos usuários em situação de vulnerabilidade econômica, atendidos pelo Serviço Social; conhecer se a estrutura do Sistema de Assistência Social do COMAER viabiliza ao Serviço Social da GUARNAE-PA o enfrentamento das situações decorrentes da vulnerabilidade econômica dos seus usuários; e identificar como as transformações no mundo do consumo influenciam nas situações de vulnerabilidade econômica dos usuários do Serviço Social; vulnerabilidade econômica entendida sob a ótica do endividamento e do superendividamento. Para percorrer o caminho da pesquisa, optou-se pela utilização das abordagens qualitativa e quantitativa, com ênfase na primeira. Os resultados apontam que o consumo ocupa um lugar central na vida dos sujeitos da pesquisa e está associado à satisfação de necessidades, bem-estar, conforto e o status que ele representa. Nesse contexto, destaca-se o papel da publicidade e a expansão do crédito como motivadores do processo de endividamento e superendividamento.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5206
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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