Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5030
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPizzinato, Adolfoen_US
dc.contributor.authorPaim, Denise Regina da Cruzen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:09:30Z-
dc.date.available2013-08-07T19:09:30Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5030-
dc.description.abstractEsta dissertação discute resultados de uma pesquisa sobre mídia e processos de construção e interpretação das realidades sociais. Considerando as idéias de Dominique Maingueneau, no sentido de mostrar como se produz culturalmente um ethos, buscou-se compreender algumas possibilidades de produção de um ethos da periferia brasileira contemporânea através das narrativas midiáticas do programa Central da Periferia – Minha Periferia. Este trabalho busca entender a maneira como as imagens produzem sentidos de verdade sobre a cultura das favelas na atração exibida pela Rede Globo de abril a dezembro de 2006. Os discursos presentes nos meios de comunicação acionam múltiplas questões que envolvem a constituição do sujeito na contemporaneidade. Ao refletir sobre pósmodernidade, consumo, o binômio maioria/minoria e a relação periferia/comunidade pretende-se desconstruir os saberes cristalizados na sociedade, para construir uma nova compreensão dessa periferia, que não deixou de ser violenta, discriminada e excluída, mas que passou por um processo ambivalente de valorização de sua cultura destacando os aspectos criativos e alegres.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses the results of a research about media and processes of construction and interpretation of social realities. Considering the ideas of Dominique Maingueneau, in the sense of showing how an ethos is culturally produced, it was sought to understand some possibilities of production of an ethos in the contemporary Brazilian periphery throughout the media narratives of the program Central da Periferia – Minha Periferia. This paper tries to understand the way images produce means of truth about the culture from the slums in the attraction shown by Rede Globo from April to December 2006. The present speeches in the means of communication drive to multiple questions which involve the constitution of the subject in contemporaneity. Reflecting on post-modernity, consumerism, the binomial majority/minority and the relation periphery/community it is intended to deconstruct the knowledge rooten in society to build a new understanding of this periphery, which did not stop being violent, discriminated and excluded, but it has been through an ambivalent process of valorization of its culture enhancing the creative and joyful aspects.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subjectMÍDIApt_BR
dc.subjectNARRATIVApt_BR
dc.subjectPERIFERIAS URBANASpt_BR
dc.titleMídia e subjetividade: narrativas culturais na organização do(s) ethos da periferia midiáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000429587-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,55 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.