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dc.contributor.advisorFonseca, Rochele Pazen_US
dc.contributor.authorSilva, Rochele Ferronato Correa daen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:35Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:35Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4901-
dc.description.abstractO Teste de Cancelamento dos Sinos tem sido útil em avaliações neuropsicológicas com a finalidade de investigar alterações atencionais neurológicas, principalmente decorrentes da síndrome de negligência unilateral. Frente aos poucos estudos conhecidos internacionalmente de instrumentos que sigam este paradigma e investiguem populações saudáveis e mesmo clínicas, a presente pesquisa buscou investigar o papel da variável sociodemográfica escolaridade no processamento atencional visual mensurado pelo Teste de Cancelamento dos Sinos. No primeiro estudo, de revisão sistemática, visou-se a investigar o papel da escolaridade no processamento atencional examinado por testes de cancelamento. Em complementaridade, o segundo estudo, empírico, objetivou verificar se há diferenças entre grupos de adultos jovens de diferentes escolaridades quanto ao desempenho no Teste de Cancelamento dos Sinos. Neste estudo participaram 124 adultos jovens saudáveis divididos em três grupos quanto à escolaridade de 5-8, 9-11 e 12 ou mais anos de educação formal. Os dados de desempenho foram comparados entre grupos pelo Teste estatístico ANCOVA de um fator. Como resultados, os estudos teórico e empírico apontam, primeiramente, para a escassez de pesquisas com populações saudáveis, sendo que a variável sociodemográfica escolaridade apresenta-se associada a outras variáveis, como gênero e aspectos culturais e étnicos.Dentre os principais achados encontrados, houve diferenças qualitativas significativas entre grupos, abrangendo estratégias cognitivas utilizadas, sendo que, por exemplo, os indivíduos de baixa escolaridade utilizaram mais a estratégia caótica contrariamente aos de escolaridade superior. Estes dados de dissociação e de desempenho qualitativo reforçam que mais estudos mostram-se necessários para investigar a relação da 13 variável escolaridade com diferentes níveis de grupos etários, assim como com amostras clínicas.pt_BR
dc.description.abstractBells Cancellation Test has been being useful in neuropsychological evaluations in order to investigate attentional neurological impairments, mainly due to the hemineglect syndrome. As far as there are only a few international studies with tools based on this paradigm, this research aimed to investigating the role of sociodemographic variable education in visual attentional processing measured by means of the Bells Test. In the first study, a systematic review aimed to analyze the role of education in attentional processing examined by cancellation tests. In addition, the second study, that is empirical, presents the goal to verify if there are differences between young adults with different years of education regarding their performance in the Bells Test. The sample was comprised of 124 healthy young adults, divided into three groups according to schooling, 5-8, 9-11 and 12 or more years of formal education. Comparative data were analyzed throught an one-way ANCOVA. The main results showed that there are only a few studies conducted with healthy samples, in which the education factor is associated in general to other variables such as gender, cultural and etnic aspects. Among the main empirical findings, qualitative differences were observed between education groups. Less-education participants used more disorganizes strategies when compared to the high-educated group. This dissociation as well as the qualitative findings reinforce the need to investigate the relation between schooling and age, besides education and neurological disorders presented by clinical samples.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectNEUROPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.subjectTESTES PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectCOGNIÇÃOpt_BR
dc.titleTeste de Cancelamento dos Sinos: estudo comparativo quanto à variável escolaridadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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