Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4304
Tipo: masterThesis
Título: Referências pessoais: compreensão leitora e consciência lingüística de alunos do ensino médio
Autor(es): Spohr, Maria de Lourdes
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: LINGUÍSTICA
LEITURA - ENSINO MÉDIO
LEITURA - COMPREENSÃO
COGNIÇÃO
PRONOMES
PSICOLINGUÍSTICA
Resumen: A presente pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no emprego coesivo das referências pessoais, os pronomes pessoais oblíquos átonos, em terceira pessoa, e a sua capacidade para reconhecê-las e interpretá-las adequadamente por ocasião da leitura de um texto. Num segundo momento, verificaram-se os níveis de consciência lingüística do grupo; as relações existentes entre os escores do emprego das referências pessoais e os escores da consciência lingüística; as relações entre os escores do desempenho no emprego das referências pessoais e os escores do reconhecimento das referências na rede textual e os escores da compreensão leitora. Para concretizar as investigações, foram utilizados quatro instrumentos: o teste de emprego de referências pessoais; o protocolo verbal – para o registro dos dados referentes à consciência lingüística –; o teste de rastreamento da rede de referenciação pessoal; e o teste de compreensão leitora. Os resultados evidenciam que há uma forte correlação entre o emprego dos pronomes e a consciência lingüística dos sujeitos, apesar de o nível de consciência lingüística ser baixo, pois o grupo situa-se num estágio de pré-consciência; que o nível de desempenho do aluno no emprego das referências pessoais está relacionado ao tipo de pronome a ser empregado; e que, devido a fatores relacionados aos níveis de consciência e aos conhecimentos lingüísticos, a correlação entre os escores dos três testes – de emprego das referências pessoais, do rastreamento da rede de referenciação e da compreensão leitora – é muito fraca, portanto, desprezível.
This research aimed at identifying the difficulties a group of high school students had in making cohesive combinations of personal pronouns (him, her) in the third person as well as to recognize them as reference elements in a text and interpret them appropriately when reading it. It also evaluated the linguistic awareness of the students, and correlated with each other the resulting scores of the tests applied to verify the possible existing correlations and their respective grades. Four instruments were used for the data analysis: one, to register information about linguistic awareness, and the others to register the use, recognition and interpretation of the pronouns through the reading of texts at different proficiency levels. The data analysis showed that, although there is a significant correlation between the use of pronouns and students´ linguistic awareness, the one studied in this research was very low, and their level of performance in the use of pronouns is connected to the kind of pronoun used. Due to this low linguistic knowledge and awareness, the correlation between the scores of the three instruments used is also very low and, therefore, irrelevant. These results show how difficult it is for the subjects of this research to interpret texts and use the personal pronouns in the third person by the time they finish their second year at high.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4304
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000382370-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo553,89 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.