Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4236
Tipo: masterThesis
Título: O processo inferencial na aprendizagem da língua inglesa como língua adicional com o emprego de tomada de consciência por aprendizes idosos
Autor(es): Roehe, João Eduardo
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: LINGUÍSTICA INGLESA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS
IDOSOS
LÍNGUA ADICIONAL
INFERÊNCIA
Resumo: Esse trabalho disserta sobre a aprendizagem de expressões idiomáticas em Inglês como Língua Adicional por aprendizes idosos, estando inserido na grande área da Linguística, com base em teorias da aquisição de língua adicional. Mais especificamente, trata-se de uma pesquisa feita a partir da aplicação de um instrumento que visa a verificar o processo inferencial acerca de expressões idiomáticas da Língua Inglesa como língua adicional, com e sem equivalência com o português, relacionadas a partes do corpo, por aprendizes idosos falantes de português brasileiro como língua materna, através de uma instrução com o emprego de tomada de consciência. Os resultados obtidos indicam que não houve grande aumento no úmero de acertos do pré para o pós-teste no que tange às expressões idiomáticas que apresentam não-equivalência com o português, e que houve leve aumento no que tange às expressões idiomáticas que apresentam equivalência com o português.
This thesis analyzes the learning of English idioms as an additional language by elderly learners, being part of the Linguistics and Psychology areas, and it is based on additional language acquisition theories. Specifically, it is carried through the usage of an instrument which aims at verifying the inferential process about English idioms as an additional language, related to body parts, equivalent and non-equivalent to Portuguese, by elderly learners who speak Brazilian Portuguese as their Mother Tongue, through an awareness raising-based instruction.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4236
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JOAO_EDUARDO_ROEHE_COMPLETO.pdfTexto Completo2,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.