Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4128
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Campos daen_US
dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássiaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:44Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:44Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4128-
dc.description.abstractO presente estudo, inserido na área temática da Lingüística, tem por objetivo verificar a eficácia de uma abordagem do significado na interface interna das subáreas semântica/pragmática para a compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira, com a qual propomos uma interface externa. A arquitetura teórica composta pela Teoria das Implicaturas de Grice (1975), bem como as ampliações e revisões de seus estudos iniciais propostos por Costa (1984, 2004) e Levinson (2000) além da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1986, 1995), foi aplicada como método de análise à obra Que raio de história!, de Sylvia Orthof (1994), escolhida para ilustrar os principais conceitos das teorias. A fim de legitimar a análise, foi realizado um experimento com 20 crianças, leitores-em-processo, de acordo com a classificação proposta por Coelho (2000). A primeira parte do experimento consistiu de dois questionários, um a ser respondido antes da leitura da obra e outro após, e a segunda, no reconto por escrito das histórias. As questões presentes nos questionários buscavam ilustrar a compreensão das intenções expressas pelos enunciados, fora de um contexto específico, no caso do primeiro, e no contexto construído a partir da leitura da obra, no segundo. O reconto da narrativa objetivava evidenciar o modo como essas intenções, mesmo implícitas no texto, são determinantes para a compreensão da história. A análise teórica mostrou que uma leitura baseada apenas na decodificação do texto não é suficiente para abarcar a complexidade do processo de compreensão, o que evidencia a necessidade de uma abordagem na interface semântica/pragmática.O experimento ilustrou a análise teórica, corroborando a tese de que é pela associação dos significados explícitos e implícitos presentes na narrativa que os leitores constroem uma representação condizente com o que a obra veicula. Pela união da análise teórica com os resultados do experimento, foi possível comprovar que o construto teórico proposto é capaz de descrever e explicar o acesso às intenções que subjazem aos enunciados e o modo como dito e implicado se fundem no processo de compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe present study, inserted in thematic area of linguistics, aims to verify the meaning approach effectiveness within internal interface semantics/pragmatics to understand books of Brazilian Children’s Literature, with which we propose an external interface. The theoretical architecture composed by Grice´s (1975) Implicature Theory, the development and review of his initial studies proposed by Costa (1984, 2004) and Levinson (2000), besides the Relevance Theory by Sperber & Wilson (1986,1995), was applied as a method of analysis of the book Que raio de história!, by Sylvia Orthof (1994), which is used to illustrate the theories. In order to legitimize the analyses, 20 readers-in-process, according to the classification proposed by Coelho (2000), answered the questionnaires before and after reading the book. The first part of the experiment consisted of two questionnaires. One of them to be answered before reading the story, and another one to be answered after reading it. The second part focused on a written retelling. The questions intended to illustrate the understanding of the intentions expressed by the statements: firstly without a specific context, secondly in the context built after reading the story. The retelling aimed to evidence the way these intentions, even when implicit, are determinant to the comprehension of the story. The theoretical analysis showed that reading only based on the decodification of the text is not enough to cover the comprehension process, making evident the need of an approach at the semantics/pragmatics interface.The experiment illustrated the theoretical analysis and corroborated the thesis: only associating explicit and implicit meanings readers can create the representation of the story. Finally, it was possible to prove that the theoretical architecture proposed can describe and explain the access to intentions that underlie the statements and how what is said and implicated are intertwined in the reading comprehension process of Brazilian Children’s Literature.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectSEMÂNTICApt_BR
dc.subjectPRAGMÁTICApt_BR
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpt_BR
dc.titleRelevância e compreensão na literatura infantil: uma análise na interface semântica/pragmáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000414587-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,28 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.