Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira deen_US
dc.contributor.authorAnflor, Tatianaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:20Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:20Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4090-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo constituído de uma parte teórica e de uma prática que traça o perfil leitor de alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, pertencentes a classes populares. A primeira parte diz respeito ao referencial teórico, que abrange conhecimentos referentes à sociologia da leitura, à teoria da literatura e à pedagogia; a segunda é composta por uma entrevista com alunos de 5ª série e, após, pela análise das respostas obtidas com base nas teorias utilizadas como pressupostos do estudo. Os resultados alcançados permitem que constatemos a importância de um empenho no sentido de proporcionar experiências que levem nossas crianças a “escrever” a sua própria história de leitura, transformando o quadro constatado de pouco convívio das classes populares com as obras literárias.pt_BR
dc.description.abstractEste ensayo presenta un estudio diagnóstico compuesto de una parte teórica y de una practica que traza el perfil lector de alumnos de la 5ª serie de la Instrucción Fundamental, pertenecientes a las clases populares. La primera parte es basada en estudios que comprenden la sociología de la lectura, la teoría de la lectura y la pedagogía; la segunda es compuesta por una entrevista con alumnos de la 5ª serie y, después, por el análisis de las respuestas obtenidas con base en las teorías utilizadas como presupuestos del estudio. Los resultados alcanzados permiten la constactación de la importancia del empeño en el sentido de proporcionar experiencias que lleven nuestros niños a “escribir” su propia historia de lectura, cambinado el cuadro constatado de poca familiaridad de las clases populares con las obras de la literatura. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectHÁBITO DE LEITURApt_BR
dc.titleA leitura nas classes populares: uma investigação na 5ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000387404-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo646,2 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.