Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4055
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dc.contributor.advisorMello, Ana Maria Lisboa deen_US
dc.contributor.authorAzevedo, Guilherme Zubaran deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:03Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:03Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4055-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende analisar a figuração da mulher nos três primeiros romances de Cornélio Penna – Fronteira (1935), Dois romances de Nico Horta (1939) e Repouso (1948). Dessa forma, inicia-se o estudo verificando a maneira pela qual o romance ocidental passou a incorporar a subjetividade humana. Por meio de novas técnicas narrativas, tais como o monólogo interior e o fluxo de consciência, a prosa romanesca passa a representar a consciência do homem na modernidade. No Brasil, durante a década de 1930, o grupo de escritores católicos, construindo narrativas de introspecção, passa a figurar novos espaços destinados para o feminino. Inserido dentro deste sistema literário, as obras de Cornélio Penna representam a condição da mulher no interior da família patriarcal brasileira. Nesse sentido, o foco da análise concentra-se, de um lado, na espacialidade mineira e da casa, formadoras da subjetividade feminina; de outro lado, pretende-se analisar as funções exercidas pela mulher, dentro do grupo familiar, e sua sujeição ao poder do pater familias.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to analyze the figurations of women in Cornélio Penna’s three first novels - Fronteira (1935), Dois romances de Nico Horta (1939) e Repouso (1948). Having this in mind, the research begins by verifying in what manner subjectivity was assimilated by the Western novels. As a result of new narrative techniques, such as inner monologue and flow of consciousness, the Romanesque prose formulates the representation of masculine consciousness in modern society. In Brazil, during the 1930s, the group of catholic authors, working on introspection narratives, starts dedicating a definite space for the representation of femininity. As a part of this literary system, Cornélio Penna’s works represent the situation of women within the Brazilian patriarchal family. Thus, on the one hand, the analysis will focus on the spatiality of home and the culture of Minas Gerais, constitutive of feminine subjectivity, but on the other hand, it will consider the roles taken by women within the family circle, and their subjection to the power of the pater familias.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subjectROMANCES BRASILEIROS - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectPENNA, CORNÉLIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectMULHERES NA LITERATURApt_BR
dc.titleO espaço do feminino no romance de introspecção brasileiro: a presença da mulher e do patriarcalismo em três romances de Cornélio Pennapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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