Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4024
Type: masterThesis
Title: Ser "livre e liberto como uma asa": Cronos e a imaginação aérea na poesia de Mario Quintana
Author(s): Basgalupp, Taiane Porto
Advisor: Mello, Ana Maria Lisboa de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2011
Keywords: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
QUINTANA, MÁRIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
IMAGINÁRIO
Abstract: Luz, heroísmo, ascensão, asa, movimento: tempo. A conciliação dessa simbologia com o elemento Ar perfaz a poética de Mario Quintana, instituindo, em seu âmbito, um universo onírico, que nasce sob uma vontade de transcendência diante da não aceitação do fluxo temporal. Nesse sentido, esta dissertação mostra o poder da imaginação dinâmica na luta contra Cronos – o Deus do Tempo – numa trilogia de obras produzidas num intervalo de dez anos: Apontamentos de História Sobrenatural (1976), Esconderijos do Tempo (1980) e Baú de Espantos (1986). A exegese dessa produção compreende as relações com tal entidade e sua força devastadora sob o foco dos estudos do Imaginário. Dentro dessa perspectiva, apontamos a imagem primordial do Ar como potência que rege o imaginário do poeta e corrobora, assim, para o desejo de ultrapassar as condições de contingência e finitude do homem na própria senda do devir. O sonho de voo e ascensão justificam a vontade de imaginar presente em Mario Quintana: o sonhador aéreo.
Light, heroism, rise, wing, movement: time. The reconciliation of this symbolism with the element Air composes the poetry of Mario Quintana, instituting in its scope, an oneiric universe that is born from a desire of transcendence in the face of rejection of temporal flux. In this sense, this monograph shows the power of dynamic imagination in fighting against Chronos – The God of Time - in a trilogy of works produced in an interval of ten years: Apontamentos de História Sobrenatural (1976), Esconderijos do Tempo (1980) and Baú de Espantos (1986). The exegesis of this production understands the relationship with such entity and its devastating force in the focus of studies of the Imaginary. Considering this perspective, we point the primordial image of the Air as a power that governs the imaginary of the poet and then, contributes to the desire to overcome the conditions of contingency and finitude of man‘s in their own path of becoming. The dream of flying and ascending justify the desire of imagine in Mario Quintana: the dreamy air.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4024
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000429804-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo955,77 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.