Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3992
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFay, Cláudia Musaen_US
dc.contributor.authorAlmeida, Michel Willian Zimmermann deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:13Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:13Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3992-
dc.description.abstractA dissertação que segue, buscou analisar a indústria automobilística brasileira entre 1953 e 1968 a partir da privatização da Fábrica Nacional de Motores e da dissolução da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, ambas em 1968. Suas histórias se aproximam tanto pela tentativa de aquisição da primeira pela segunda, como também a partir das estratégias utilizadas pelos opositores de ambas, a fim que causar descrença popular nestes empreendimentos através de apelos a mídia, processos jurídicos e CPIs. Para tanto, recorreu-se primeiramente a uma análise da influência deste setor na economia do Brasil ainda no período Vargas, passando em seguida para um estudo da conjuntura internacional a que estava inserida esta indústria no período proposto. Realizada estas etapas, nos remetemos novamente a realidade brasileira observando as novas possibilidades a partir da implantação do então governo revolucionário de 1964, para que por fim, fossem analisados os processos que levaram às fábricas em questão ao fim de seus ciclos. As conclusões a que se chegou, apontam para interesses não apenas economicos, mas também de ordem político-ideolígicos.pt_BR
dc.description.abstractThe essay that follows, we attempted to analyze the Brazilian automobile industry between 1953 and 1968 from the privatization of the Fábrica Nacional de Motores (National Motor Factory) and the dissolution of the Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (Brazilian Automotive Industry President), both in 1968. Their stories are approaching both the attempted acquisition of the first second, but also from the strategies used by opponents of both, in order to cause disbelief in these popular developments by appealing to the media, legal processes and IPCs. For this purpose, relied primarily on an analysis of the influence of this sector in Brazil's economy still on the Vargas period, then moving on to a study of the international environment that was part of this industry in the proposed period. Performed these steps, we refer again to the Brazilian reality watching the new opportunities from the deployment of the then revolutionary government in 1964, so that finally, they were analyzed the processes that led to the factories in question at the end of their cycles. The conclusions arrived at, pointing to concerns not only economic but also political-ideolígicos.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectINDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICApt_BR
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA ECONÔMICApt_BR
dc.subjectECONOMIA - BRASILpt_BR
dc.titleIndústria automobilística, política e desenvolvimento: os casos FNM e IBAPpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000425779-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,22 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.