Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3893
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dc.contributor.advisorKern, Maria Lúcia Bastosen_US
dc.contributor.authorLuz, Patricia Camera Varella daen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:59:09Z-
dc.date.available2013-08-07T18:59:09Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3893-
dc.description.abstractEsta tese investiga a representação da identidade cultural na Bienal de Artes Visuais do Mercosul (BAVM). O objeto de estudo é o ensaio Sangre, feito pelo fotógrafo argentino Diego Levy, e o ensaio Fin de Zona Urbana, realizado pelo fotógrafo paraguaio Carlos Bittar. Ambos estão veiculados no quarto catálogo da BAVM (2003). Como parâmetros de estudo, analisam-se as quatro primeiras edições da BAVM (1997-2003), a fotografia e o sujeito moderno. Com base nas pesquisas sobre identidade desenvolvidas por Néstor García Canclini, Anthony Giddens e fundamentalmente Alain Touraine, o trabalho pauta-se na afirmação de que o ser humano experimenta o distanciamento entre Estado e sujeito. Considerando este contexto, defende-se que as identidades culturais representadas nestes ensaios fotográficos se encontram em processo e seu devir se dá na dinâmica deste sujeito em (re)territorializar-se. Este entendimento é afirmado com base na teoria da dinâmica de multiterritorialização desenvolvida por Rogério Haesbaert. Com fundamento nos estudos de André Rouillé, entende-se que os ensaios de Diego Levy e Carlos Bittar são resultados obtidos pela práxis da fotografia-expressão. Nesta pesquisa a BAVM é compreendida como espaço histórico. Tanto o sujeito-fotógrafo, quanto o sujeito-fotografado são percebidos como atores sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the representation of cultural identity at Mercosul Biennial. The object of study is the photo essay Sangre, made by argentine Diego Levy, and the photo essay Fin de Zone Urban, made by paraguayan Carlos Bittar. These essays are printed in catalogue (Mercosul Biennial, 2003). The aim is analyze the four editions of BAVM (1997-2003), the photography and the modern subject. Based on investigation about identity, developed by Néstor García Canclini, Anthony Giddens and fundamentally Alain Touraine, this research affirms that the individual lives the estrangement between the State and the subject. Considering this context, this thesis argues that cultural identities are represented in these photo essays together to the process of making multiple territories. The main line of this interpretation is based on the theory about the dynamics of new territorialities developed by Rogério Haesbaert. Through the investigation developed by André Rouillé, this research understands that the photo essays were obtained by the praxis of photography-expression. This thesis recognized that the Mercosul Biennial is historic place. The photographer and the person photographed are associated as social actors.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpt_BR
dc.subjectARTES VISUAISpt_BR
dc.subjectARTE - MERCOSUL - BIENALpt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIApt_BR
dc.titleRepresentações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito socialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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