Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3840
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKern, Maria Lúcia Bastosen_US
dc.contributor.authorOliveira, Rogério Pinto Dias deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:58:36Z-
dc.date.available2013-08-07T18:58:36Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3840-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa as obras realizadas pelos arquitetos Saul Macchiavello e Antonio Maria Rubio, entre os anos de 1928 e 1938, na cidade de Porto Alegre. As edificações produzidas por esses profissionais pertencem ao início da modernidade arquitetônica, período em que ocorre o abandono gradativo da corrente historicista, predominante desde o final do século XIX. O processo de renovação teve início nos primeiros anos do século XX, momento em que emergiu a estética da máquina no mundo ocidental. Esta estética adotou um padrão de simplificação formal e decorativo, direcionado à racionalização do espaço edificado, próprio à sociedade industrial. O complexo sistema resultante desse processo originou a reformulação dos espaços arquitetônicos e uma nova concepção formal cuja imagem era identificada com as vanguardas estéticas e a arquitetura Art Déco, contribuindo para o surgimento de um novo modo de morar e viver na cidade de Porto Alegre na década de 1930.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis examines the works carried out by the architects Saul Macchiavello and Antonio Maria Rubio, between the years 1928 and 1938, in the city of Porto Alegre. The buildings produced by these professionals belong to the beginning of modern architecture, a period in which the gradual abandonment of the running of historicism occurs, prevalent since the late nineteenth century. The renewal process began in the early years of the twentieth century, period in which the aesthetics of the machine in the Western world emerged. This aesthetic has adopted a standard of formal as well as decorative simplification, directed to the rationalization of built space, suitable to the industrial society. The complex system resulting from this process led to the reformulation of architectural spaces and a new formal concept whose image was identified with the avantgarde aesthetic and Art Deco architecture, contributing to the emergence of a new way of living as well as a new lifestyle in Porto Alegre in the 1930’s.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectARQUITETURA - PORTO ALEGREpt_BR
dc.subjectARQUITETURA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectARQUITETURA ART DÉCOpt_BR
dc.subjectMODERNIDADEpt_BR
dc.titleSaul Macchiavello & Antonio Rubio: modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000425747-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo15,13 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.