Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3770
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Luciano Aronne deen_US
dc.contributor.authorKrakhecke, Carlos Andréen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:57:52Z-
dc.date.available2013-08-07T18:57:52Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3770-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo analisar as formas de representação da Guerra Fria durante a década de 1980 nas histórias em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas e Watchmen lançadas entre 1986 e 1987. Para tanto, este trabalho foi divido em três capítulos. No capítulo 1 observamos as mudanças no campo histórico, especialmente na história política e cultural, de modo a definir de que maneira as HQs poderiam se constituir em fonte histórica. No segundo capítulo realiza-se um histórico das HQs de super-heróis relacionando-as com o contexto de Guerra Fria, principalmente na conjuntura da chamada "Era Reagan", estabelecendo-se um contraponto com as idéias do chamado movimento pacifista; abordamos ainda os enredos e personagens das HQs analisadas. Por fim, no último capítulo, realizamos uma análise sobre as representações da Guerra Fria em Watchmen e Batman – O Cavaleiro das Trevas, a partir dos seguintes temas: confrontação entre EUA e URSS, guerra entre Estados Unidos e União Soviética e apocalipse nuclear. Conclui-se que esses quadrinhos representam em suas páginas o discurso da Guerra Fria de maneira crítica em relação à política norte-americana.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the Cold War representations during the 1980’s in the graphic novels The Dark Knight Returns and Watchmen, released between 1986 and 1987. To that end, this work has been divided into three chapters. In chapter 1, changes in the historical field, especially through the political and cultural history, were observed in order to define how the graphic novels themselves could be considered historical resources. In chapter 2, an overview of the superhero comics is made, relating them to the Cold War, especially on what is related to the “Reagan Era”, establishing a counterpoint with the ideas of the pacifist movement. The plots and characters of the analyzed graphic novels are also studied. Finally, in the last chapter, an analysis was made about the representations of the Cold War in Watchmen and The Dark Knight Returns, from the following points of view: conflict between USA and USSR, war between United States and Soviet Union, and nuclear apocalypse. The conclusions are that these graphic novels criticize North American politics during the Cold War discourse.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIA POLÍTICApt_BR
dc.subjectGUERRA FRIApt_BR
dc.subjectHISTÓRIA EM QUADRINHOS - ANÁLISE CRÍTICApt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDEOLOGIASpt_BR
dc.titleRepresentações da Guerra Fria nas histórias em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas e Watchmen (1979-1987)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000416433-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,48 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.