Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPivatto, Pergentino Stefanoen_US
dc.contributor.authorVolkmer, Sérgio Augusto Jardimen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:56:17Z-
dc.date.available2013-08-07T18:56:17Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3560-
dc.description.abstractEste trabalho traz o resultado de uma investigação sobre a fundamentação gnosiológica e antropológica da ética material dos valores de Max Scheler, enfocando sobretudo a percepção dos valores na sua chamada fase fenomenológica, cuja obra mais marcante é “O formalismo na ética e a ética material dos valores” (1913-1916). Na dimensão gnosiológica, a percepção dos valores tem caráter ‘sentimental’ ou ‘emocional’, ou ainda dito ‘afetivo’. Isto significa que o espírito tem atos de intuição que não se limitam aos atos da consciência intelectiva. Os atos de perceber sentimental são atos intencionais pelos quais o valor se dá de modo imediato para o espírito. A consciência intelectiva somente tem acesso ao valor de modo mediado. O saber emocional ou afetivo é anterior ao conhecer intelectivo. É o que dá a este seus objetos. Isto se apóia em novas perspectivas antropológicas. A antropologia de Max Scheler sepulta de vez o puro idealismo racionalista. O ser conhecedor é um ser vivente. Trata-se de uma visão de homem que mantém o pé na matéria mesma da vida, nos impulsos da natureza, nas várias esferas de ser que o constituem, sem ser naturalista: a esfera do ser vivente em geral, a esfera animal, a esfera da comunidade, e a esfera do espírito, o diferencial pelo qual o homem se constitui como pessoa. A pessoa é centro espiritual de atos ligado à dimensão do vivente, ser livre que pode e deve transitar entre as suas esferas constituintes, às quais estão relacionados os valores. Voltando assim à ética, da mesma forma que na antropologia a idéia de esferas hierárquicas aponta para uma superioridade dos valores menos relativos ao que é contingente, superando assim tanto a ética idealista quanto a empirista, e fazendo sobressair o valor absoluto da pessoa. O ato bom é o que vai além da boa intenção, e realiza concretamente um bem no mundo. O bem maior é a realização da pessoa.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFILOSOFIA ALEMÃpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectSCHELER, MAX - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectVALOR (FILOSOFIA)pt_BR
dc.titleO perceber do valor na ética material de Max Schelerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000379952-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo668,82 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.