Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3514
Tipo: masterThesis
Título: A morte como definição de caminhos-fundamentos para elaboração de uma ética da alternidade na medicina paliativa: um ensaio
Autor(es): Rodrigues, Carlos Frederico de Almeida
Orientador: Souza, Ricardo Timm de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: FILOSOFIA
ÉTICA MÉDICA
MORTE (FILOSOFIA)
LEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo o de analisar, desde uma leitura filosófico-interpretativa, o papel da medicina frente aos pacientes terminais. Para tanto, utilizou-se do pensamento de Emmanuel Levinas, sobretudo, de três de seus conceitos - o rosto, a deferência respeitosa e responsabilidade sem escapatória. Munidos desses conceitos, abordamos a morte e a terminalidade, não como indignas do ser humano, e sim como momento mesmo da afirmação de sua alteridade e de oportunidade para construção de um sentido, ou seja, de uma relação humana mais profunda. Nessa senda, justificamos a criação de uma nova especialidade – a medicina paliativa – local e momento da construção de uma nova abordagem da terminalidade e da dignidade humana. A justificativa se faz por meio da afirmação de que a medicina tradicional, sendo baseada no domínio racional/ontológico, não é capaz de englobar um momento de tempo tão distinto.
This work has as objective to analyze, in a philosophical point of view, the role of medicine to patients facing terminal. Thus, it was used the thought of Emmanuel Levinas, particulary in three of his concepts – The Face, The Responsibility Without Shelter and Respectful Deference. With these concepts, discussing death and terminal, not as unworthy of human beings, but as the same time assert its otherness and chance and opportunity to build a sense, a deeper human connection. In this way, justify the creation of a new specialty, palliative medicine – place and time of construction of a new approach to the terminal and the humans dignity. The justification is through the traditional medicine, being based on a rational field/ontological is not able to include a moment of time so different.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3514
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000416405-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo182,77 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.