Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3394
Tipo: masterThesis
Título: As origens do método heideggeriano: o desenvolvimento das indicações formais
Autor(es): Missaggia, Juliana Oliveira
Orientador: Stein, Ernildo Jacob
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: FILOSOFIA
HEIDEGGER, MARTIN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
FENOMENOLOGIA
MÉTODO
Resumen: Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento da noção de indicação formal (formale Anzeige) nos cursos heideggerianos dos anos 20, procurando, através desse tema central, determinar sua relação com a concepção de filosofia pregada por Heidegger nesse período. Procuramos mostrar como as indicações formais surgem como uma alternativa metodológica para o tratamento do problema da vida fáctica, questão que a fenomenologia husserliana parecia não resolver. Para tanto, analisamos primeiramente as características fundamentais da vida fáctica, as principais dificuldades na sua apreensão filosófica e a crítica de Heidegger em relação às tentativas puramente teóricas de tratar da questão. Após essas primeiras considerações, são desenvolvidos em traços gerais os fundamentos do novo método, procurando demonstrar sua vantagem em relação às propostas criticadas. A exposição, realizada a seguir, de algumas das principais influências filosóficas que motivaram a formulação das indicações formais, servirá como um esclarecimento de suas funções e intenção. Veremos, então, como o método indicativo-formal mantém uma relação com o Dasein e busca seus fundamentos no modo de ser deste ente. Por fim, analisamos a utilização do método em Ser e Tempo, apresentando exemplos concretos de sua aplicação.
This work aims to examine how the notion of formal indication (formale Anzeige) was developed by Heidegger in his lectures delivered during the 1920’s. Taking this notion as our chief topic, we attempt to determine its relation to the conception of philosophy put forth by the author during that period. We proceed to explain how formal indications are construed so as to provide a methodological alternative way of addressing the problem of factical life – an issue that the Husserlian phenomenology seemed not to have solved. In order to do so, we first analyze the basic features of factical life, the prominent difficulties in its philosophic apprehension, as well as Heidegger’s criticism concerning the approaches to the issue that would amount to be purely theoretical ways of addressing it. Next, we sketch in outline the groundwork of that new method, endeavoring to establish its merit over those of the criticized views. As a further clarification of the functions and purpose of formal indications, we then go on to present some of the main philosophical influences motivating the statement of that notion. Up to that point, an appreciation is achieved of how the formal-indicative method relates to, and borrows its grounding from the mode of being of, Dasein. Finally, we focus on the method’s placement in Being and Time, thus providing our analysis with concrete examples of its application.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3394
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000430302-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo886,87 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.