Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3166
Tipo: masterThesis
Título: As informações visuais através de uma aplicação computacional de estimulação para o equilíbrio e para a marcha
Autor(es): Fagundes, Silvia Lemos
Orientador: Russomano, Thaís
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: ENGENHARIA BIOMÉDICA
SISTEMAS (COMPUTAÇÃO)
PERCEPÇÃO VISUAL (COMPUTAÇÃO)
MOVIMENTO HUMANO (FISIOLOGIA)
Resumo: The environmental conditions that favor the development of memory space encourage movements that can be adapted to the spacial details of the requirements. On purpose to unify knowledge through the application of computer view stimulation for activities of daily life such as walking and balance it is considered the possibility of a new vision to neuroplasticity and motor and memory space, through visual stimulation as a resource physiotherapeutic. The objective of the study is the system use of visual markers on the path to balance and march in physiotherapeutic outpatient environment exploring the resources of the microcomputer, and specially adaptation of peripheral mousepen in functional rehabilitation, as well as visual development markers through a computer application for visualizing stimulation involving spacial reference, check the effects of visual information through a virtual environment for equilibrating and for the march. The results to reach the purpose of this study were index of March and Dynamic Analysis of the photographic images pre and post-test. Following the presentation of the results set as the arithmetic mean and standard deviation pre-and p £ 0. 05 and p £ 0. 01 posttest, and taking into account the level of significant for standard deviation and arithmetic average Shapiro Wilk. Search is a resource therapeutic alternative computational complement to traditional treatment. In this way, we can give more attention to low cost sample, in a new presentation challenge. However, increasing the opportunity to present rare recreational activities in a environment rehabilitation.
As condições ambientais que favorecem o desenvolvimento de memória e favorecem movimentos que podem ser adaptados aos detalhes das exigências espaciais. Com o propósito de unificar conhecimentos por meio da aplicação computacional de estimulação visual para atividades de vida diária como marcha e o equilíbrio, considera-se a possibilidade de aprendizagem vinculada à neuroplasticidade e memória motora e espacial, através da estimulação visual como recurso fisioterapêutico. Os objetivos deste estudo consistem em: utilizar um sistema de marcadores visuais no trajeto do equilíbrio e da marcha em ambiente fisioterapêutico ambulatorial utilizando os recursos do microcomputador e, especificamente, adaptação de periférico mousepen na reabilitação funcional; desenvolver marcadores visuais por meio de uma aplicação computacional de estimulação visual que envolva referência espacial; verificar os efeitos das informações visuais através de um ambiente virtual para o equilíbrio e para a marcha. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o Índice Dinâmico da Marcha e a Análise das Imagens Fotográficas pré e pós-teste. Para seqüência de apresentação dos resultados estabeleceu-se a média aritmética e o desvio padrão pré e pós-teste, e considerando-se o nível de significativo p ≤0,05 e p ≤0,01 para desvio padrão e média aritmética do teste Shapiro Wilk. Busca-se um recurso terapêutico computacional alternativo complementar ao tratamento tradicional. Assim, pensa-se no baixo custo, no caráter inovador, desafiador e motivador. Contudo, soma-se a oportunidade de apresentar atividades lúdicas raras em um ambiente de reabilitação.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3166
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