Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3104
Type: masterThesis
Title: Avaliação da (re)construção do conceito de ética animal entre alunos da educação de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino médio
Author(s): Fraga, Roberta Fontoura
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
BIOÉTICA
Abstract: A presente pesquisa apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6ª etapa (referente ao 3º ano do ensino médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede particular de ensino. Buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos foi utilizado como metodologia de ensino uma Unidade de Aprendizagem, empregando como base estrutural o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Foi oportunizado um ambiente propício para interação e socialização, permitindo aos alunos trabalharem com diferentes conceitos e ideias. As informações foram coletadas através de um questionário inicial de sondagem que forneceu informações a respeito dos conhecimentos prévios; da produção textual dos alunos ao longo da UA, que evidenciou o processo de construção do conhecimento; do diário de aula, que registrou o acompanhamento do processo; e do questionário final que permitiu constatar os processos de reconstrução do conhecimento, ao serem comparadas as respostas aos dois questionários (inicial e final). Os questionários, as produções e os registros no diário de aula foram analisados de maneira descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. A análise da produção (folders e cartazes) e das apresentações evidenciou que os alunos ao longo da UA, pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à ética animal. A partir das respostas aos questionários, comparando-as foi possível identificar o crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
This research presents a study on reconstruction of knowledge about animal ethics for students in a class of 6th stage (for the 3rd year of high school) for Youth and Adults Education (EJA) of private schools. Seeking to promote the integral development of students it was used a Learning Unit as a teaching methodology, using as the structural basis the students' prior knowledge on the subject. It was created an environment favorable for interaction and socialization, allowing students to work with different concepts and ideas. Information was collected through an initial survey questionnaire that provided information about the prior knowledge; the writing of students during the Learning Unit, which showed the process of knowledge construction, journaling class, which recorded the monitoring process, and the final questionnaire which allowed to testify the processes of reconstruction of knowledge, when comparing the responses to both questionnaires (initial and final). The questionnaires, the production and the recording on journaling class were analyzed in a descriptive and interpretive way, in a predominantly qualitative approach. The analysis of production (folders and posters) and presentations showed that, during the Learning Unit, the students made a research based on their doubts and questions, addressing, in a depth way, social issues related to animal ethics. From the questionnaire responses by comparing them, it was possible to identify the growth in relation to prior knowledge, as well as increasing the capacity of reasoning and critical thinking in safety and autonomy. The students presented a deeper knowledge, with theoretical consistency, with different values and contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3104
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000424629-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,85 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.