Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3102
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCury, Helena Noronhaen_US
dc.contributor.authorMottin, Elisandraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:36Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:36Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3102-
dc.description.abstractThis study aims to present an alternative teaching/learning method for the use of pedagogical material in order to better understand algebra by means of Pythagoras’theorem; this may contribute to overcome some teaching difficulties as well as to lead students to connect it to their daily experiencies. This practice has been developed in the form of workshop, a procedure by which the work is realized by cooperative groups using concrete material and exploring daily life situations, intermingling theory and practice. The work has been executed at the Centro Educacional Dom Bosco, in the city of Erechim, RS. The sample was constituted by ten subjects who worked during two months, in a total of sixteen hours, eight meetings of two hours each. Special algebraic activities with Pythagoras’theorem have been designed by using didactic resources and problemsolving activities based on the students reality and experience. The activities were constantly monitored in order to verify the students’ interest, participation, and involvement in the activities: the use of material and the participation in discussions. Two questionnaires have been applied, one at the beginning and another one at the end; they had the purpose to evaluate the learning of the concepts under study during the workshops. A great variety of activities were presented: the socialization of ideas, the comprehension and the discussion of contents, in a constantly challenging atmosphere. After reporting each workshop and analyzing the results obtained through tests and exercises, special comments were made on the interviews, on the conclusions, and on the final considerations where the increase of students during the activities was underlined; so we demonstrate that the work realized has been significant for the development of the content analyzed.en_US
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa de procedimento no processo ensino-aprendizagem, objetivando proporcionar a utilização de material didático-pedagógico que possibilite uma melhor compreensão do estudo da Álgebra, a partir do Teorema de Pitágoras, contribuindo para a superação das dificuldades no ensino da mesma, bem como possibilitando que o aluno a relacione com o seu cotidiano. Esta prática foi desenvolvida em forma de Ateliês, uma alternativa de ensinoaprendizagem em que o trabalho é feito através de grupos cooperativos, usando materiais concretos e explorando situações do cotidiano, intercalando teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Dom, em Erechim/RS, envolvendo cerca de dez alunos, durante dois meses, totalizando oito encontros cada um de duas horas-aula. Foram elaboradas atividades sobre Álgebra e Teorema de Pitágoras, utilizando recursos didático-pedagógicos e situações problemas envolvendo a realidade dos alunos, da escola e do bairro onde ela se localiza. As atividades foram constantemente observadas para verificar o interesse, participação e envolvimento dos alunos no trabalho, no manuseio dos materiais didático-pedagógicos e nas discussões. Ainda aplicaram-se dois questionários, um no início da prática e outro no final, para avaliar a aprendizagem dos conceitos trabalhados durante os ateliês. No decorrer das práticas, oportunizou-se a promoção de experiências variadas, a socialização de idéias, a compreensão dos conteúdos tratados e debates sobre os mesmos, em um ambiente de constantes desafios e satisfações. A pós o relato das observações feitas em cada ateliê, da análise dos resultados obtidos nos testes e exercícios, encontram-se comentários sobre as entrevistas, as conclusões e considerações finais, em que se ressalta o crescimento dos alunos durante a prática, mostrando que o trabalho foi relevante para o desenvolvimento do conteúdo abordado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectTEOREMA DE PITÁGORASpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - DIDÁTICApt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectÁLGEBRA - ENSINOpt_BR
dc.titleA utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000319835-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,3 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.