Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3090
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorFaria, Kely Ceminen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:31Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:31Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3090-
dc.description.abstractEste volume apresenta o resultado da pesquisa associada ao trabalho da Dissertação de Mestrado da autora, intitulado “Utilizando resultados de atividades com tecnologias digitais como elementos constituintes da avaliação: uma experiência na disciplina de biologia no ensino médio”, o qual teve por objetivo investigar as contribuições e possibilidades da construção de Blogs, elaboração/utilização de vídeos digitais e atividades numa sala de aula virtual criada no ambiente Moodle como elementos de apoio à avaliação da aprendizagem de estudantes, em três turmas da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, em uma escola pública estadual na cidade de Porto Alegre (RS). A pesquisa desenvolvida buscou validar uma proposta de ensino e de avaliação utilizando algumas ferramentas e recursos apoiados em Tecnologias da Informação e Comunicação Digitais, tais como: a construção de Blogs, apresentações digitais, vídeos amadores e também atividades que o aluno realiza e envia suas respostas na sala de aula virtual, criada no ambiente Moodle, relacionadas a temas de Biologia selecionados pela professora. A pesquisa é de natureza qualitativa com o apoio da pesquisa quantitativa onde se utiliza de abordagem naturalístico-construtiva. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, como propõem Galiazzi e Moraes (2007). Os resultados demonstraram que é possível utilizar estes elementos como parte integrante da avaliação dos alunos, criando uma integração efetiva entre o trabalho desenvolvido na aula presencial e no espaço virtual. Os depoimentos, resultados das notas e as e observações feita pela pesquisadora mostram ganhos na aprendizagem dos alunos, auxílio na sua motivação para o estudo e no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho cooperativo.pt_BR
dc.description.abstractThis volume presents the research results regarding author's Master's thesis, entitled "Using the results of activities with digital technologies as components of the evaluation: an experience with High Schools students in Biology course" which aimed to investigate the contributions and possibilities of using Blogs, digital videos, and activities in a virtual classroom created in the Moodle environment as elements to support the assessment of student learning regarding Biology class. The research was developed at a public school at Porto Alegre (RS), Brazil, with students of the eleventh and twelfth grade. The research allows us to validate our proposal to include the results obtained by the activities developed using Blogs construction, Power Point presentations, home videos and also the student interactions in the virtual classroom, created in the Moodle environment, as part of the evaluation process. All these activities were selected and supervised by the Biology teacher. This was a qualitative research which uses a naturalistic-constructivist approach. Data were analyzed by Discourse Textual Analysis, as proposed by Galiazzi and Moraes (2007). The results showed that you can use these elements as part of the assessment of students, creating an effective integration between activities done in face-to-face class with those on virtual space. The statements, notes, results and observations made by the researcher showed gains in student learning, their motivation to help each other and also the development of skills and abilities to work cooperatively.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINOpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleUtilizando resultados de atividades com tecnologias digitais como elementos constituintes da avaliação: uma experiência na disciplina de biologia no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000438859-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,06 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.