Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3062
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCury, Helena Noronhaen_US
dc.contributor.authorRodrigues, Adair Macedoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:19Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:19Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3062-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma investigação realizada com os licenciandos em Matemática da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concepções de Matemática e de Ciência e como estas se refletem na sua prática. Após a introdução, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajetória profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concepções dos alunos em relação a suas práticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cenário e personagens. Na seqüência, fundamentamos o trabalho com idéias de alguns teóricos que abordam as concepções de Matemática e Ciência, enfocando, ainda, as tendências pedagógicas do ensino de Matemática no Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem etnográfico-cultural. Como instrumentos de investigação, utilizamos a observação in loco, os relatórios de estágio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matemática como uma ciência exata, valorizando o método científico e a descoberta. Em uma análise global, concluímos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro é formado por aqueles que têm uma visão absolutista da Matemática e da Ciência, apresentando uma prática diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas características de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas á reflexão, à ação e à construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper is a research with undergraduate students of Mathematics, at URCAMP/SG, in 2002, aiming to investigate their Mathematics and Science conceptions and how these conceptions are reflected in their pedagogical practices. After Introduction, where we justify the theme, describing our professional practice and the motifs that led us to investigate students ´ conceptions about their practices, we present the research context, setting and personages. Further, we present the theoretical framework, with ideas of some authors who deal with Mathematics and Science conceptions, focusing, also, pedagogical trends in Mathematics teaching in Brazil. This is a qualitative investigation, with ethnographic-cultural approach. As research instruments we used in loco observations, students´ apprenticeship reports and semi-structured interviews. After data-gathering, the analysis showed that the majority of the students conceive Mathematics as an exact science, focused on scientific method and discovery. In a global analysis, we conclude that the students can be separated in two groups. The first one represents those who have an absolutist view of Mathematics and Science, presenting a directive practice, using usual resources, as chalk and blackboard. The second group has some characteristics of a more falibilistic approach, accepting to work with methodologies that can direct the students to reflection, action and knowledge construction.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleConcepções de ciência versus prática pedagógica: um estudo com licenciandos de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000330153-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,58 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.