DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Viali, Lorí | en_US |
dc.contributor.author | De Toni, Marijane Paese | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:52:17Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:52:17Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/3059 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar a imagem, a aprendizagem e o interesse dos estudantes com relação à Estatística, comparando a abordagem tradicional (aula expositiva) com uma metodologia que envolve o uso da planilha. Como forma de motivar e envolver o aluno uma pesquisa de campo foi realizada levando em conta um tema de interesse dos estudantes. O trabalho foi realizado utilizando como amostra uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado do Rio Grande do Sul. O delineamento da investigação colocou metade da turma com a aula expositiva tradicional enquanto a outra metade foi trabalhada com uma metodologia envolvendo o uso da planilha. Os resultados foram confrontados através de análise de variância e o teste t para amostras independentes. Os estudantes sujeitos a metodologia tradicional tiveram ao final, aulas na informática, aplicando os conhecimentos adquiridos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims at investigating students’ image, learning and interest towards Statistics, comparing the traditional approach (expository class) with a methodology which involves the use of spreadsheets. A field research was conducted, taking into account the students’ areas of interest, in order to motivate and involve them. The experiment was conducted, using a group of pupils from a private school in the state of Rio Grande do Sul. The guidelines of the experiment divided the group in two; one having expository classes and the other was exposed to the use of spreadsheets. The outcomes were compared through the analysis of variation and the T test for independent samples. The students exposed to the traditional methodology, eventually had computing science lessons, making use of the knowledge acquired. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | ESTATÍSTICA MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.title | A compreensão da estatística a partir da utilização da planilha | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
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