Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLahm, Regis Alexandreen_US
dc.contributor.authorSantos, Elisângela Ribas dosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:35Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:35Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2956-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou a proposta pedagógica de um curso de nivelamento a distância e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Química, em uma Instituição de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo é oferecido gratuitamente através da modalidade à distância, para estudantes matriculados em cursos de graduação dessa mesma instituição. Buscou-se responder a seguinte questão: quais características pedagógicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada através de três instrumentos: a) observações no ambiente virtual de aprendizagem, b) questionários com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Após a analise das informações obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estratégias através de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a interação e a motivação dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados através da análise de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe current research analyzed the pedagogical proposal of a leveling distance course and verified, in relation to students and teacher, the positive and negative aspects of the course. The study took place in a leveling course of Chemistry in an Institution of superior education of Porto Alegre. Such course is offered gratuitously through the modality of distance education, for students registered in graduation courses of that very institution. The following question was intended to be answered: What pedagogical characteristics of the leveling courses proposal, in virtual environments, favor learning? The collection of data was accomplished by using three instruments: a) observations in the virtual environment of learning, b) questionnaires with the students, and c) interview with the teacher of the course. After the analysis of the obtained information, some strategies had been suggested by the researcher, through objects of learning, as a possibility to instigate the interaction and the motivation of the students in learning environments. The research had quanti-qualitative aspects, and the set ofdata had been analyzed through content analysis.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectQUÍMICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectINTERATIVIDADEpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCurso de nivelamento a distância: um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000399696-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,68 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.