Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2935
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorLima, Joelene de Oliveira deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:27Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:27Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2935-
dc.description.abstractEste trabalho está inserido na linha de pesquisa em Informática na Educação de Ciência e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. O projeto buscou identificar os requisitos e funcionalidades a serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A fim de identificar esses aspectos e gerar um conjunto de diretrizes para orientação de projeto de softwares educacionais na área de Matemática, fez-se um levantamento de programas (softwares) educacionais disponíveis nas escolas e destes quais são os mais utilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio. A partir desse levantamento foi realizada uma análise desses sistemas e criadas categorias para agrupar as funcionalidades por similaridade de função no contexto do programa. Tendo por base essas categorias, criou-se um conjunto de diretivas para auxiliar a orientar os projetistas de softwares educacionais para suporte ao ensino de Matemática. A validação das funcionalidades identificadas foi realizada através de uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham com softwares educacionais. A pesquisa foi apoiada por um ambiente virtual que permite a realização da coleta de dados via WEB.pt_BR
dc.description.abstractThis volume presents our research results regarding the most important requirements and functionalities identified by Math teachers related to educational software used to support Math teaching–learning process in High School. We selected teachers from schools in Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, Brazil. In order to organize our research we previously analyzed the educational software presented in High Scholl Computers Labs using only private schools. The private schools were the available places where educational software could be observed. Using the results of such analysis we built up some guidelines in order to aid educational software designers to project educational applications, and to help teachers to select what is the best option to use with their students in practice Math activities. This work has developed as a master Thesis in Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática of PUCRS.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectSOFTWARE EDUCACIONALpt_BR
dc.titleDiretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388770-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,2 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.