Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2922
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChagas, Eva Regina Carrazonien_US
dc.contributor.authorAndrades, Roselaine Gonçalves deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:20Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2922-
dc.description.abstractO processo educativo possibilita, dentre vários aspectos, uma compreensão ampliada da realidade da população, o contato e a utilização de conhecimentos específicos do âmbito da saúde, e uma reflexão acerca de sua prática na participação mais ativa, consciente e crítica na conquista e manutenção da saúde coletiva. Da definição de políticas institucionais às relações entre escola e Secretaria de Saúde, concretizam-se as ações com trocas ágeis de informações superando as dicotomias e possibilitando melhor atenção ao educando e à comunidade e, como corolário, melhor qualidade de vida para todos. O objetivo desta pesquisa, é verificar os problemas de saúde de uma comunidade do município de Pelotas, em que está inserida a escola onde a pesquisadora atua desde 1984, e ainda identificar como a escola, em seus planos de estudo, pode influir sobre a situação. A mesma foi realizada durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, envolvendo professores de Ciências e Biologia da já mencionada escola municipal. Também foram envolvidos os alunos de cada uma das séries da mesma escola.Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais, questionamentos sobre o tema saúde e educação direcionados a alunos e professores; levantamento de dados junto as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Pelotas e consultas na Lei 8. 080 de 19 de setembro de 1990. Os dados foram submetidos a um procedimento de análise de conteúdo segundo a proposta de Moraes, (1999), permitindo compreender melhor as questões relativas à saúde, os conteúdos abordados na escola e a necessidade de articular aspectos da vida cotidiana com os do currículo mais acadêmico, cumprindo o que está previsto nos PCNs e propondo intervenções adequadas que possam influenciar diretamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na escola, já que os alunos possuem conhecimento regular quanto a situação de saúde local, os professores participantes mostram grande conhecimento em saúde geral mas nem tanto em relação a saúde em Pelotas. Nota-se que falta integração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde dificultando a difusão aos educandos e comunidade dos problemas de saúde do município. É imprescindível construir espaços de diálogo e trabalho entre alunos, professores, profissionais de saúde e comunidade, possibilitando a colaboração de cada um no processo de modificação da situação atual principalmente nas questões de prevenção.pt_BR
dc.description.abstractEl proceso educativo, posibilita, entre varios aspectos, una comprensión ampliada de la realidad de la población, el contacto y la utilización de conocimientos específicos en el ámbito de la salud y una reflexión acerca de su práctica en la participación más activa, conciente y crítica en la conquista y mantenimiento de la salud colectiva. De la definición de políticas institucionales a las relaciones entre la escuela y la secretaria de salud, se concretizan las acciones con cambios ágiles de informaciones superando las dicotomía y posibilitando mejor atención al alumino y a la comunidad. El objetivo de esta investigacion es verificar los problemas de salud de una comunidad del municipio de Pelotas en que está ubicada la escuela donde la investigadora actúa desde 1984, y también identificar como la escuela en sus contenidos programáticos, estudia y puede, influir sobre la situación. El mismo objeto de estudio realizado durante el segundo semestre de 2005 y el primer semestre de 2006, envolviendo a profesores de Ciencias y Biología, de la ya mencionada escuela municipal. También fueron envueltos alumnos de cada grado que poseen la asignatura de Ciencias o la de Biología. Para la colecta de datos se utilizó encuestas individuales, cuestionamientos sobre el tema direccionados a alumnos y profesores; Colecta de datos junto a las Secretarías Municipales de Salud e Educación de Pelotas y investigaciones en la Ley 8. 080 de 19 de setiembre de 1990.Los datos fueran submetidos a un procedimiento de análisis de contenido, segundo lo propuesto por Moraes, (1999), permitindo mejor comprender las cuestiones relativas a la salud, a los contenidos abordados en la escuela y a la necesidad de articular los contenidos de la vida cotidiana, con los del currículum más académico, cumplir lo que está previsto por los PCNs (Parámetros Curriculares Nacionales) y propondo intervenciones adecuadas que puedan influir directamente la cualidad de la vida de todos los envolvidos en la escuela, já que los alumnos mostran tener conocimiento regular quanto a la situacion local, los professores envueltos mostran grande conocimiento en salud general, mas poco en relacion a la salud en Pelotas. Nota-se que falta integracion dificultando la difusion a los alumnos e comunidad de los problemas de salud del municipio. Es imprescindible construir espacios de diálogo e trabajo entre alumnos, profesores, profesionales de la salud e comunidad, posibilitando la colboracion de cada uno en el proceso de modificacion de la situacion actual principalmente en las cuestiones de prevencion. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E SAÚDEpt_BR
dc.subjectSAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.subjectSAÚDE ESCOLARpt_BR
dc.titleSaúde e educação no cotidiano da escola: a realidade dos planos de estudos em uma escola municipal de Pelotas, R.S.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000391618-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo593,88 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.