Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2905
Tipo: masterThesis
Título: A cultura regional no livro didático: um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em três regiões do Brasil
Autor(es): Littke, Anilce Bittencourt
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ADVENTISTA
CULTURA
LIVROS DIDÁTICOS
Resumen: Neste trabalho dissertativo lançou-se o olhar para o modo como a cultura regional é abordada nos livros didáticos das Escolas Adventistas do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, cuja editora é a Casa Publicadora Brasileira. Visou-se responder as questões de como os livros atendem às necessidades culturais regionais e a forma como os professores aplicam os conteúdos frente às necessidades bem como as particularidades discrepantes identificadas no trabalho cotidiano e, como os editores e os autores têm visto e trabalhado com tais realidades. Foi realizado o estudo de caso com auxilio da pesquisa documental, que se utilizou do apoio de entrevistas e aplicação de questionários com perguntas abertas nessas três regiões e analisaram-se as respostas frente a outros documentos pesquisados e os livros didáticos selecionados. Michel Foucault contribuiu para que o olhar sobre as instituições se realizasse com o objetivo de ver como elas funcionam e como os desdobramentos podem ser percebidos; Ellen G. White, que orienta o pensamento educacional adventista, apoiou-o com seu olhar crítico e institucional guiando-o para o desenvolvimento de uma escola cristã com a formação de valores; porém, sem defender polaridades. Nesse sentido, tanto Darcy Ribeiro como vários autores foram convidados para participar dessa construção teórica e prática. Efetuamos uma análise do modo como a cultura é abordada pelos educadores com o auxilio dos livros didáticos e levantamos categorias que configuram as necessidades observadas. Neste trabalho não foi levantada a questão de verificar se os livros didáticos estavam certos ou errados, mas da maneira como são utilizados para o atendimento às necessidades de cada região.A escola adventista surgiu de um debate sobre escolas elitistas e livrescas, e apresenta em sua proposta influências de várias culturas historicamente construídas, sendo, também responsável pela formação de culturas com valores por ela orientados nas diferentes regiões, e a Casa Publicadora Brasileira nasceu para imprimir as descobertas do pensamento adventista no Brasil e contribuir para o desenvolvimento cultural do país. Percebeu-se que os livros atendem aspectos de formação geral dos estudantes; os professores ampliam o conceito de cultura para abarcar a formação integral, o que exige materiais complementares e trabalhos direcionados à cultura regional, sendo que o tempo foi o aspecto mais questionado pelos participantes da pesquisa. Isso possibilitou a inserção de sugestões e o levantamento de novas reflexões sobre como seriam esses materiais complementares, quais seriam os profissionais que os viabilizariam e qual deveria ser o papel de cada profissional envolvido com o aspecto pedagógico para instrumentalizar o trabalho do professor além do livro didático.
In this work it was looked down especially at the way the regional culture is discussed in textbooks of the Adventist School in the South, Southeast and Midwest of Brazil, whose publisher is the Publisher House of Brazil. The aim was to answer the questions of how the books meet the cultural needs of regional and how teachers apply the content address the needs and the particular discrepancies identified in the daily work and, as publishers and authors have seen the work with such realities. We carried out a case study with the aid of documentary research, which used the support of interviews and questionnaires with open questions in these three regions and analyzed the responses in the other documents researched and selected textbooks. Michel Foucault contributed to the look on the institutions was conducted to see how they work and how the developments can be perceived, and Ellen G. White supported with his critical and institutional framework that guides the Adventist educational thought and guide to the development of a Christian school with the formation of values but without advocating polarities. In this sense, both Darcy Ribeiro as several authors were invited to participate in this theoretical construction and practice. We have performed a analysis of how culture is crafted by educators with the help of textbooks and raised categories that shape the needs observed. This work didn’t have the purpose to check if the textbooks were right or wrong, but how they are used to meet the needs of each region.The Adventist school arose from a discussion of elite schools and bookish, and features in its proposal influences of different cultures historically constructed and is also responsible for the formation of cultures with values guided by it in different regions, and the CPB was created to print the discoveries of Adventist thinking in Brazil and contribute to the cultural development of the country. It was noticed that the books meet aspects of students’ general education, teachers extend the concept of culture to embrace the comprehensive training, which requires additional materials and work directed to the regional culture, and most of the questions made by research participants were about the time. This enabled the inclusion of suggestions and raising new questions about how these complementary materials would be, what would be the professionals that would make it possible and what should be the role of each professional involved with the educational aspect in order to organize the work of teachers beyond the textbook.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2905
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000421863-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,36 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.