Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2877
Tipo: doctoralThesis
Título: Vivências culturais nos cenários da alfabetização: formação, saberes e práticas docentes
Autor(es): Leão, Débora Ortiz de
Orientador: Engers, Maria Emilia Amaral
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumen: A closer look to the practices of teaching how to read and write was used in this study to determinate the culture’s influence over the capacity of creation, innovation and critical reflection of three teachers in first year classes of the Fundamental Course, in schools situated on the city of Santa Maria. The central thematic was to investigate the teaching practice facing the culture and its interference in the process of teaching how to read and write at school. In order to do it, the following problem was elected: how do the cultural dynamics has been acting on the practices of teach-ing how to read and write in the scholar context? In the following, other guiding ques-tions are presented: how do teachers build a creative work over the topic of teaching how to read and write? What facilities or difficulties do they find to change traditional practices, culturally instituted? What practices are being used to teach children in process of learning how to read and write? Making use of a qualitative research ap-proach, of ethnographic character, it was investigated: (1) the practices of teaching how to read and write developed in the scholar ambient, (2) the cultural factors that interfere in the methodological creation related to the process of teaching how to read and write and the theoretical references used as bases for the practices of the teachers. All of it was done with the intention of to contribute with the advances in researches involving education of teachers that work or will work in the context of to teach how to read and write. To accomplish that, some interlocutions that compound the scheme of knowledge explicated in the body of the work were searched. These ones were based specially in: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro and Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) among others. Based on the analysis undertaken, it is possible to reaffirm the thesis that the culture has a determinant influence over the practices of teaching how to read an write, once that these practices depend on a set of factors that are regulated by the following segments: the public power, by means of educational politics; the families of the students, representing the general society; the teachers themselves with the po-tentialities and the fragilities of their formation. It is also evidenced the fact that the cultural dynamics are possible because of the inter-relations established among the people involved.
Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2877
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000412612-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo380,25 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.