Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2867
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStobäus, Claus Dieteren_US
dc.contributor.authorMulle, Josiane Dalleen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:52Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:52Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2867-
dc.description.abstractEste estudo se propôs a conhecer as percepções de uma Equipe de Enfermagem sobre Permanência Conjunta e suas implicações educacionais, possibilitando um repensar das nossas práticas profissionais e educacionais no cotidiano do cuidado. A permanência conjunta constitui-se no convívio diário de pais/família acompanhando a criança durante a hospitalização. O Referencial Teórico contempla três momentos que constituem a Área Temática da investigação: A Criança e a Família; Enfermagem; Hospital, Permanência Conjunta e Aprendizado. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, posteriormente submetido a uma análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram intencionalmente escolhidos entre os membros da Equipe de Enfermagem (Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem) da Unidade de Internação Pediátrica 10°N do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e ficha informativa, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Da Análise dos Dados emergiram nove categorias: Opção em Pediatria, Percepções do seu Trabalho em Pediatria, Sentimentos Despertados, Orientação em Permanência Conjunta, Experiência em Permanência Conjunta, Importância da Permanência Conjunta, Facilidades Percebidas da Permanência Conjunta, Dificuldades Percebidas da Permanência Conjunta e Educação para a Saúde: uma realidade? Observando as opiniões da Equipe de Enfermagem a respeito do tema, percebemos que os profissionais gostam de trabalhar com as crianças, sentem-se gratificadas e consideram este momento como fonte de aprendizagem contínua. Podemos constatar após análise das categorias apresentadas, que os profissionais foram unânimes em concordar e aprovar a permanência das famílias com seus filhos, embora sabendo que existem situações problemáticas a serem trabalhadas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to be acquainted with the perceptions from a Nursing Team on the Joint Permanence and its educational implications, enabling a rethinking from our educational and professional practices in the care routine. The joint permanence consists of a family/parents daily coexisting accompaining the child during his/her hospitalization. The theorical reference contemplates three moments which consitute the investigation of the Thematic Area: The Child and the Family; Nursing; Hospital, Joint Permanence and Learning. It is a study of a qualitative mark, subsequently submitted to a content analysis. The research subjects were intentionally selected among the members from the Nursing Team (Nurses and Nursing Assistants) from the Peadiatric Hospitalization Unit 10oN from the Clinics Hospital of Porto Alegre. The data were obtained from the semi-structured interviews and from the informative card, utilizing the Content Analysis Technique for the data treatment. From the Data Analysis arose nine categories: Option in Pediatrics, Pediatrics Work Perception, Arousing Fellings, Guidance in the Joint Permanence, Experience in the Joint Permanence, Importance in the Joint Permanence, Perceived Facility of the Joint Permanence, Perceived Difficulties of the Joint Permanence and Education for Health: a reality?. By observing the Nursing Team opinions regarding the theme, we perceived that the professionals enjoy working with children, feel gratified and consider this moment as a continuous learning source. We may notice that after the presented categories analysis, the professionals were unanimous in agreeing and approvig the families permanence along with their children, although knowing that there are problematic situations which have to be worked on.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E SAÚDEpt_BR
dc.subjectENFERMAGEM PEDIÁTRICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectCRIANÇAS HOSPITALIZADASpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO PACIENTE-FAMÍLIApt_BR
dc.titlePercepções de uma equipe de enfermagem sobre permanência conjunta: implicações educacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000401920-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo267,28 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.