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dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dosen_US
dc.contributor.authorBersch, Maria Elisabeteen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:43Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:43Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2846-
dc.description.abstractThe present study has as a problem understanding how the assessment processes of learning occur at online distance postgraduate courses modality and their implications in learning. It tried to investigate marks that allow formative evaluation in distance learning situations. To reach the proposed goals, the descriptive and interpretive qualitative research approach was chosen (SILVA & MENEZES, 2001; MINAYO,1994). The study was accomplished at Unidade de Educação a Distância do Senac/RS and included three graduation courses that took place in the first semester 2008. The data were collected through questionnaires and interview accomplished with professors and students, through observation of the respective virtual learning environments as well as through consultation of the courses pedagogical projects and other documents that regulate and guide distance education in the institution. Fourteen professors, five students and the managing team cooperated. Besides this, a bibliographic review was accomplished in order to place distance education in the current socio-cultural context. The data analysis was accomplished according to the textual analysis method proposed by Moraes (2007). Throughout the study, three main categories were listed: 1) Learning and distance education; 2) Interaction, collaboration and cooperation in distance teaching; 3) Learning evaluation in online distance education. Among them, the first and the third ones were considered a priori, while the second one was put together as the data were analyzed. One of the particularities of online distance education is the possibility to enlarge the socialization of the participants’ works. Consequently, through co-evaluation, hetero-evaluation and self-evaluation, it is possible to establish an evaluation process that qualifies the teaching and learning processes.en_US
dc.description.abstractO presente estudo tem como problema compreender como ocorrem os processos de avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação na modalidade a distância online e suas implicações sobre a aprendizagem. Buscou evidenciar indicativos que possibilitem a avaliação formativa em situações de aprendizagem a distância. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa de pesquisa (SILVA e MENEZES, 2001; MINAYO, 1994). O estudo foi realizado junto à Unidade de Educação a Distância do Senac/RS, envolvendo três cursos de pós-graduação em andamento no primeiro semestre de 2008. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista, realizados com discentes e docentes, pela observação dos respectivos ambientes virtuais de aprendizagem, assim como pela consulta aos projetos pedagógicos dos cursos e demais documentos que regulamentam e orientam a educação a distância na instituição. Contou com a colaboração de catorze discentes e cinco docentes, e com o apoio da equipe gestora. Paralelamente, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando situar a educação a distância no contexto sóciocultural atual. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia de análise textual proposta por Moraes (2007). Ao longo do estudo foram elencadas três categorias principais: 1) Aprendizagem e educação a distância; 2) Interação, colaboração e cooperação no ensino a distância; 3) Avaliação da aprendizagem na educação a distância online. Dessas, a primeira e a terceira foram estabelecidas a priori, enquanto a segunda se constituiu na medida em que os dados foram analisados. Uma das particularidades da educação a distância online é a possibilidade de ampliar a socialização das produções dos participantes. Conseqüentemente, através da co-avaliação, da hetero-avaliação e da autoavaliação, é possível o estabelecimento de um processo avaliativo que qualifique os processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em educação a distância onlinept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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