Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBernardes, Nara Maria Guazzellien_US
dc.contributor.authorSilva, Ângela Ferreira daen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:56Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:56Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2732-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como estudo de caso e problematizou a temática dança e educação, focalizando os significados construídos a partir do e no aprendizado da dança para o grupo de alunos envolvidos no projeto Dança Criança. Este projeto existe há 23 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, localizada na Vila Cruzeiro do Sul, bairro periférico de Porto Alegre. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas com 9 integrantes do projeto (faixa etária entre 6 e 14 anos), 3 familiares e 2 professoras, além de conversas informais. Também foram realizadas observações participantes durante as aulas (incluindo os e momentos de entrada e saída) e nas apresentações. O procedimento de análise dos dados foi baseado na análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: significados e sentimentos em relação à dança; motivação para aprender dança na escola; expectativas em relação à dança e à vida. O estudo está embasado na perspectiva da educação estética (HERMANN, 2005; DUARTE JR, 1981,1991) e situado na proposta pedagógica da Escola Cidadã (AZEVEDO, 1999, 2000; GADOTTI, 2000). Os resultados apontam, principalmente, que o projeto de dança constitui-se em um importante referencial para esta comunidade em relação à construção de uma aprendizagem significativa e no resgate de sentimentos de participação, integração e mobilização.As representações sociais desveladas na pesquisa indicam que a dança para este grupo dá sentido não só ao aprendizado, mas à própria vida. A partir das constatações da pesquisa, recomenda-se que projetos de educação alternativos sejam incorporados à realidade das escolas, como forma de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos e de resignificar o ato educativo, enquanto um ato de construção de conhecimento baseado na alegria e na beleza.pt_BR
dc.description.abstractThe present research, on qualitative character, is characterized as a case study and concerned the thematic dance and education, focusing the meanings built from the dance learning for the group of students involved in the project called “Dança Criança”. This project has been launched twenty three years ago in the Municipal School José Loureiro da Silva, located on the Vila Cruzeiro do Sul, in the suburbs of Porto Alegre. The data collection was made through semi-structured interviews with 9 project members (age group between 6 and 14 years old), 3 relatives and 2 teachers, besides informal talking. Observations were also realized during the classes (including getting in and leaving moments), and during the presentations. The data analysis was based on contents analysis that generated the following categories: (meanings and feelings related to dance; motivation to learn dance at school; expectation in relation to dance itself and life. The study is based on the perspective of aesthetics education (HERMANN, 2005; DUARTE JR, 1981, 1991) and situated in the pedagogical propose of the Escola Cidadã (AZEVEDO, 1999, 2000; GADOTTI, 2000). The results point, principally, that the dance project is constituted by an important referential to this community, concerning a significant learning and on the rescue of participation feelings, integration and mobilization.The social representation revealed in the research, indicates that the dance for this group, does not mean only learning, but the life itself. From the research findings on, it is recommended that the alternative education projects be incorporated to the school’s reality, as a way to potencialize whole student’s development and to give a new meaning to the educational act, while been an act of knowledge construction based on happiness and beauty.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectDANÇA - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESTÉTICApt_BR
dc.titleProjeto Dança Criança e Escola Cidadã: o aprendizado da dança e a construção de significadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000399719-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,48 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.