Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2724
Tipo: masterThesis
Título: Práticas pedagógicas que pensam a ética da vida com crianças e jovens: buscas e reflexões a partir da bioantropoética e da matriz biológico-cultural da existência humana
Autor(es): Trindade, Ana Felícia Guedes
Orientador: Portal, Leda Lisia Franciosi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
AUTOPOIESE
PEDAGOGIA
ÉTICA - EDUCAÇÃO
Resumo: O estudo reflete sobre Práticas Pedagógicas que pensam a Ética da Vida com Crianças e Jovens, buscando manifestações e extratos de Ética Prática na Escola, as quais podem constituir valores éticos de caráter duradouro. Nesse sentido, investiga a matriz ética experienciada durante alguns períodos de escolarização na Escola Amigos do Verde e no Projeto Brincar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lidovino Fanton, em Porto Alegre. Estuda os âmbitos de Auto-Ética, Sócio-Ética e Antropoética realizando-se nessas experiências. Utiliza a Metodologia de Grupos Focais na Escola Amigos do Verde e Entrevistas Semi-estruturadas para com o Projeto Brincar. Reflete sobre parte da natureza ética que compõe os sujeitos educadores como potência latente, a qual permite a evolução dos seus processos de humanização, possibilitando a socialização dessas construções com os estudantes com quem convivem e produzem. Para isso, investiga, com os educadores envolvidos nessas Práticas Pedagógicas, como a Ética constrói-se e manifesta-se em suas vidas, em suas vidas profissionais, em suas propostas pedagógicas e em seus processos de consolidação de valores éticos com as crianças e jovens com quem trabalham. A Pesquisa desenvolve-se nas bases sociológicas e biológicas da Bioantropoética, em Edgar Morin e na Matriz Biológico-Cultural da Existência Humana, em Humberto Maturana, buscando as aproximações teóricas entre esses estudiosos, com repercussões filosóficas e pedagógicas. Pensando a Ética como um princípio formativo a partir da Natureza Humana e da Cultura, propõe uma Ética Viva, de todo o dia, do cotidiano, através de um novo habitar humano, articulando Ética da Vida, Ética Viva e Ética Prática.Reflete a constituição de valores humanos éticos duradouros na Escola, com crianças e jovens, a partir da formação dos professores, das suas visões de mundo e das suas concepções de Vida, de Ética e de Ser Humano e da qualidade das suas Práticas Pedagógicas. Assim, essa pesquisa acena as possibilidades concretas que a Escola tem de constituir reflexão profunda acerca da Natureza Ética do ser humano e sua potência para assumir a condição mais plena de sua humanidade – a Bioantropoética e a Autopoiese, vivendo exercícios e experiências de reflexões operativas em torno da arte do viver e do conviver humano, pela Complexidade e Matríztica.
El estudio reflexiona sobre las prácticas de enseñanza que ellos piensan que la ética de la vida de niños y jóvenes que buscan expresiones y declaraciones en la Escuela de Práctica Ética, que son los valores éticos de carácter duradero. En esse sentido, la investigación de los aspectos éticos de la matriz experimentado algunos períodos de estudio en la Escuela y los Amigos de la Play Proyecto Verde, la Escuela Hall Elementary School Lidovino Fanton, en Porto Alegre. Estudio de las áreas de auto-Ética, Ética y socio Antropoética, llevar a cabo estos experimentos. El uso de la Metodología de Grupos de Enfoque en la escuela y los amigos de entrevistas semi-estructuradas Verde con el proyecto para jugar. Una reflexión sobre la ética de la naturaleza que constituye el poder latente como profesores de las asignaturas, lo que permite la evolución de su proceso de humanización, lo que permite la socialización de estos edificios con los alumnos con los que vivir y producir. Para ello, investiga, los educadores que participan en essas prácticas de enseñanza, tales como la ética se acumula y se manifiessa en su vida, en su vida profesional en sus propuessas pedagógicas y sus procesos de consolidación de los valores éticos a los niños y jóvenes con las que trabajan. La encuessa se desarrolla sobre la base de sociológicos y biológicos Bioantropoética en Edgar Morin y Bio-Cultural Matriz de la existencia humana en Humberto Maturana, la búsqueda de los planteamientos teóricos de estos estudiosos, con implicaciones filosóficas y pedagógicas. Pensar la ética como principio formativo de la naturaleza humana y la cultura, la ética propone un Viva, todo el día, todos los días, a través de una vivienda nueva humanos, la articulación de Ética de la Vida y Vida Ética, Ética Práctica.Refleja el essablecimiento de soportar los valores humanos, la ética en la Escuela, con niños y jóvenes de la formación de profesores, sus visiones del mundo y sus concepciones de la vida humana, la ética y ser humano y la calidad de sus prácticas de enseñanza. Así, essa investigación invita oportunidades prácticas que la escuela tiene que ser una profunda reflexión sobre la ética de la naturaleza humana y su poder para asumir la condición de más plenamente su humanidad - los ejercicios que viven Bioantropoética y la experiencia operativa de las reflexiones sobre el arte de ser humano vivo y en directo, lo biológico-cultural de la matriz de la existencia humana. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/2724
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000435125-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.