Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villelaen_US
dc.contributor.authorAraújo, Ana Paulaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:46Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:46Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2701-
dc.description.abstractEsse estudo tem como propósito descrever e refletir sobre o processo de implementação da primeira Central de Práticas Restaurativas em uma escola de ensino fundamental de grande porte da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Essa implementação foi decorrente do estabelecimento de uma parceria com o Projeto Justiça para o Século 21, criado pelo juíz Leoberto Narciso Brancher, da 3ª. Vara da Infância e da Juventude desta capital, e atualmente coordenado por Armando Afonso Konzen. O Projeto tem como objetivo divulgar e auxiliar no processo de implementação, em instituições interessadas em Porto Alegre de práticas de justiça restaurativa, através de um método de resolução não-violento de conflitos, chamado Círculo Restaurativo. Esse método visa possibilitar a criação de acordos consensuais cooperativos com o auxílio de convidados da comunidade escolar e de um coordenador que utiliza a comunicação não-violenta, concebida por Marshall Rosemberg, para viabilizar essa intervenção de propósitos pacificadores e construtivos. Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso que buscou saber qual a repercussão e desafios emergentes durante a adoção de Círculos Restaurativos como estratégia de resolução de conflitos na escola, sendo que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, a análise documental e a observação. Com os dados coletados foi feita uma Análise Textual Discursiva. A partir disso, são apontadas as principais influências que a experiência de participar do Círculo Restaurativo trouxe para a vida dos participantes dessa forma de resolver conflitos bem como para as relações inter-pessoais na escola.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene por objetivo describir, comprender e interpretar el proceso de aplicación de la primera Central de Prácticas de Restauración en una escuela municipal, ubicada en la ciudad de Porto Alegre. Esa se debió a la colaboración con el Proyecto Justicia para el Siglo 21, creado por el juez Narciso Leoberto Brancher, de la 3° vara de la Niñez y Juventud, de la capital y actualmente coordinado por Armando Afonso Konzen. El proyecto tiene como foco, promovir y ayudar en el proceso de aplicación en las instituiciones interesadas en prácticas de justicia restaurativa con un método de resolución no violenta de conflictos, denominado Círculo Restaurativo. Este método permitirá la creación de acuerdos de consenso en cooperación con la ayuda de personas de la comunidad escolar y un coodinador que utiliza la comunicación no violenta, para permitir la intervención de proposición de la paz y fines constructivos. Esta pesquisa cualitativa es un estudio de caso, que buscó conocer el impacto y los desafios emergentes durante la aplicación de los círculos restaurativos, como una estrategia para resolución de conflictos en las escuelas, y los instrumentos utilizados para recoger datos fueron entrevistas semi-estructuradas, análisis de documentos y la observación. Con los datos recopilados se realizó un análisis textual del discurso. A partir de este, son presentadas las principales influencias que la experiencia de participar del Círculo Restaurativo traje a la vida de los participantes con esta forma de resolución de conflictos, así como las relaciones interpersonales en la escuela. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectJUSTIÇA RESTAURATIVApt_BR
dc.titleJustiça restaurativa na escola: perspectiva pacificadora?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000421845-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,82 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.