Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26588
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Cristina Schroeder de-
dc.contributor.authorTesta, Laura Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-30T17:35:55Z-
dc.date.available2024-08-30T17:35:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26588-
dc.description.abstractA presente monografia teve como objetivo principal identificar as narrativas criadas sobre cidade de Porto Alegre por meio de fotografias postadas na plataforma Instagram durante o ano de 2020. Dentro da proposta geral, os objetivos específicos foram resgatar o conteúdo imagético para interpretação; criar uma metodologia de coleta e classificação; e identificar as mudanças estéticas da narrativa de antes e durante a pandemia. Foram coletadas dentro da plataforma Instagram durante os meses Julho e Agosto de 2021, 215 imagens, sendo 14 fotos em cada mês no primeiro semestre do ano de 2020 e 15 em cada mês do segundo, variando conforme fatores externos a pesquisa. A metodologia se dá qualitativamente, utilizando de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa e por fim, a da coleta documental para o fim da análise interpretativa imagética. Pode-se concluir que é cidade plural no seu modo de se relacionar com a cidade, mas ainda sim com intenções voltadas para a situações e localizações semelhantes que são foco dos olhares. Nota-se também uma recorrência em retratos de si na cidade, trazendo a ideia de pertencimento e presença.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this undergraduate paper was to identify the narratives created in the city of Porto Alegre through pictures posted on the Instagram platform during 2020. Within the general proposal, the specific objectives were to rescue the imagery content for interpretation; create a collection and classification methodology; and identify the aesthetic changes in the narrative before and during the pandemic. During the months of July and August 2021, 215 images were collected within the Instagram platform, 14 photos in each month of the first semester of 2020 and 15 in each month of the second, varying according to factors external to the research. The methodology is given qualitatively, using exploratory, descriptive and explanatory research and, finally, that of document collection for the purpose of interpretative imagery analysis. it can be concluded that it is a plural city in its way of relating to the city, but still with intentions aimed at similar situations and locations that are the focus of eyes. There is also a recurrence in portraits of the self in the city, bringing the idea of belonging and presence.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleA narrativa da cidade de Porto Alegre na pandemia: uma análise imagética das fotos postadas no Instagram em 2020pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_LAURA_PEREIRA_TESTA_TCC.pdfTexto completo859,93 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.