Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26574
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dc.contributor.advisorOliveira, Danusa Almeida de-
dc.contributor.authorLima, Nicolas Julian Rohleder de-
dc.date.accessioned2024-08-27T18:35:04Z-
dc.date.available2024-08-27T18:35:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26574-
dc.description.abstractO mercado de games, hoje, é mundialmente reconhecido pela sua influência econômica e por tornar-se recorrente na vida de muitas pessoas. Mesmo com um mercado consolidado, a produção de jogos ultrapassa uma série de desafios, sejam de questões orçamentárias, tempo de produção, burocracia legal e distribuição nas plataformas. Um segmento que cresce em paralelo às inovações tecnológicas e o contexto de isolamento social é o dos jogos independentes (ou indie). Os jogos indie costumam ser idealizados por pequenas equipes e compõem-se, comumente, por entusiastas de videogames. Assim, esse presente trabalho intenciona entender como se dá o processo criativo de um jogo indie e quais as suas etapas de desenvolvimento, em especial, no game Retro Machina. Para isso, buscamos compreender o universo dos jogos eletrônicos, refletir sobre o mercado dos jogos independentes e analisar o processo criativo e as etapas de desenvolvimento que envolvem um game indie. Por conseguinte, pode-se perceber, que o desenvolvimento do game não seguiu uma ordem estrita. Porém, mostrou-se, em sua produção, algumas etapas de desenvolvimento correspondentes às teorias analisadas. A construção, através do processo criativo, gera uma identidade gráfica que se mantém e entrega o que se propõe aos jogadores, seja na atmosfera visual, dos cenários, dos personagens, do enredo, dos desafios e da jogabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe game market today is globally recognized for its economic influence and for becoming a recurrent part of many people's lives. Even with a consolidated market, the production of games overcomes a series of challenges, be they budget issues, production time, legal bureaucracy, and distribution on platforms. One segment that grows in parallel to technological innovations and the context of social isolation is that of independent (or indie) games. Indie games are usually created by small teams and are usually composed of video game enthusiasts. Thus, this present work intends to understand the creative process of an indie game and its development stages, especially in the game Retro Machina. For this, we sought to understand the universe of electronic games, reflect on the independent games market, and analyze the creative process and the development stages that involve an indie game. Therefore, it can be seen that the development of the game did not follow a strict order. However, it showed, in its production, some stages of development corresponding to the theories analyzed. The construction, through the creative process, generates a graphic identity that is maintained and delivers what is proposed to the players, either in the visual atmosphere, the scenarios, the characters, the storyline, the challenges, and the gameplay.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJOGOS ELETRÔNICOSpt_BR
dc.subjectJOGOS INDIEpt_BR
dc.subjectPROCESSO CRIATIVOpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO DE JOGOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIApt_BR
dc.subjectRETRO MACHINApt_BR
dc.subjectELECTRONIC GAMESen_US
dc.subjectINDIE GAMESen_US
dc.subjectCREATIVE PROCESSen_US
dc.subjectGAME DEVELOPMENTen_US
dc.subjectTECHNOLOGYen_US
dc.titleRetro Machina: o processo criativo e as etapas de desenvolvimento de um jogo indiept_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

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