Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26572
Tipo: Monografia
Título: "Big Data: o impacto dos dados no consumo e em estratégias digitais": como os dados estão moldando o consumo digital e transformando empresas através de métodos data-driven
Autor(es): Justo, Thiago Pereira
Orientador: Pellanda, Eduardo Campos
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
BIG DATA
DATA-DRIVEN
COMPORTAMENTO DE CONSUMO
PRIVACIDADE DE DADOS
COMMUNICATION
CONSUMER BEHAVIOR
DATA PRIVACY
Resumen: O presente estudo tem como objetivo a compreensão sobre o impacto e influência do Big Data dentro do contexto digital atual, considerando sua utilização como recurso estratégico na tomada de decisão de empresas baseadas em cultura data-driven, assim como sua influência dentro do consumo digital atual. Para compreender o objetivo estudado, foi realizado um estudo bibliográfico como base teórica norteadora dos principais conceitos e assuntos relacionados ao tema e também a observação a partir de entrevistas em profundidade de comentários e visões de profissionais e empresas relacionadas. Foram escolhidos 5 profissionais de diferentes empresas e setores, no qual já possuem uma experiência ou contato com dados dentro de suas organizações para destacar suas percepções e observações em prol de atingir os objetivos da pesquisa. Os assuntos abordados dentro das entrevistas foram categorizados em 6 diferentes categorias, estruturados em questões chaves dentro de um roteiro pré-estruturado aberto, visando auxiliar no compreendimento do material obtido. Dentre os principais objetivos secundários trabalhados nos métodos de pesquisa estão: compreensão estrutural e estratégica dos dados dentro das empresas; percepção do consumo digital e presença dos dados no mercado atual, considerando as transformações digitais; identificação de principais barreiras que são presentes no cotidiano de dados; compreensão da percepção das empresas em relação a segurança de dados e suas adequações com as novas leis reguladoras. Foi possível compreender através da pesquisa que, os dados atualmente têm um papel importante dentro do contexto geral da informação, sendo possível considerá-los como recursos estratégicos dentro das empresas, possibilitando o desenvolvimento das mesmas e influência no comportamento dos usuários através da identificação de oportunidades dentro do processo de tomada de decisão. Entretanto, para a aplicação e utilização ideal dos dados como recursos estratégicos, é necessário que as empresas possuam setores bem estruturados para lidar com os processos de coleta, processamento e análise de dados, qualificando profissionais com as bases de conhecimento adequadas e estabelecendo um olhar analítico por trás dos dados. Além disso, a presença das estratégias data-driven por parte das empresas se mostra cada vez mais fundamental ao passo que os consumidores exigem cada vez mais de uma experiência personalizada, única e omnicanal. Dentro disso, ao mesmo passo que esse consumidor aumenta sua conexão com dados, relacionando-os ao consumo, ele também se preocupa mais com suas questões de privacidade e segurança, no qual, a partir de novas normas e regulações, empresas necessitam cada vez mais se conscientizar e se estruturar para implementar cuidados relacionados. As principais barreiras observadas nota-se a falta de preparo dos profissionais em relação a dados, as limitações causadas pelas leis de segurança e proteção nas estratégias empresariais e a falta de estrutura necessária para implementação das novas regulamentações de segurança nas empresas.
The following study aimed to understand the impact and influence of Big Data on the recent digital context, considering your utilization as a strategic resource into the business decision making processes in data-driven companies but also, its effect in digital consumption nowadays. To fully understand the chosen object of study, a study methodology based on literature review was made in approach to guide between the main concepts and topics related to the subject matter, as well the use of conducted interviews to get insights with professionals e business related. Were chosen five different professionals from different companies and segments, that already had an experience or contact related with data into their organizations, looking to highlight your views and observations within the subject, in order to accomplish the study’s objectives. The topics discussed in the interviews surveys were categorized into six different sections, organized in key questions among a pre-structured script to better understand the gather material. The secondary objectives aimed by the study methodologies were: structural and strategic understanding of data within companies; perception of digital consumption and presence of data in the business market, considering the digital transformations; spotting the mains barriers that are present in the daily data related business context; comprehension of companies perception among data privacy and their adaptations about the new regulations. It was possible to understand by the study that data has an important role in the general information context, being able to consider it as a strategic resource in companies and giving the possibility of development and influence of user behavior by spotting opportunities into the decision-making processes. However, to get the ideal utilization and application of data as a main strategic resource, it’s necessary that companies have well structured departments to deal with gathering, processing and analysis of data, qualifying professionals with the core knowledge and establishing the analytic perspective behind data. Besides, the presence of data-driven strategies in companies proves increasingly fundamental, in the way as consumers demand even more from personalized, unique and omnichannel experiences. In addition, while this consumer increases his connection with data, relating it to consumption, he is also being more concerned about his privacy and security issues, in which, based on new rules and regulations, companies need to become even more aware, looking to structuring itself to implement the related rules and care. The main barriers observed are the professionals' lack of preparation in relation to data, the limitations caused by security and protection laws in business strategies and the lack of necessary structure to implement the new security regulations in companies.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26572
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