Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26545
Type: Monografia
Title: Turismo sustentável na Amazônia: as estratégias comunicacionais da agência Vivalá
Author(s): Beraldin, Raquel Silva
Advisor: Scroferneker, Cleusa M. A.
Issue Date: 2023
Keywords: ECOTURISMO
AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
VIVALÁ
ECOTOURISM
AMAZON
COMMUNICATION
SUSTAINABLE
Abstract: O presente trabalho é um estudo da concepção e da execução de uma proposta de turismo sustentável na Amazônia, com foco nas expedições realizadas por uma Agência de Turismo específica, a Agência Vivalá, com o fim de aprofundar a análise das estratégias comunicacionais que podem levar ao estabelecimento e à consecução dos objetivos que a iniciativa se propõe a alcançar. Para tanto, parte-se de um enfoque histórico da Amazônia ressaltando sua importância econômica para as nações envolvidas e a importância da sua preservação para o mundo, enfatizando da mesma forma o papel desempenhado por todos os habitantes da Terra neste processo. Destacam-se as características e especificidades do turismo, particularmente da modalidade de Turismo Sustentável, e apresentamos, da mesma forma, aspectos importantes da política governamental que a apoia. A seguir, através de estudo teórico de caso e de pesquisa de campo realizadas junto à Agência Vivalá, busca-se compreender a forma como a agência planeja suas expedições e implementa estratégias comunicacionais voltadas para práticas sustentáveis. Observa-se que a agência não apenas preserva o bioma amazônico em suas expedições, mas também contribui para estimular a economia local e promover práticas turísticas alinhadas com os princípios da sustentabilidade. A coerência entre os objetivos inicialmente estabelecidos, as estratégias para alcançá-los e as práticas efetivas da Agência estudada fortalece a compreensão sobre a importância do compromisso ambiental e social no contexto do turismo na Amazônia.
This paper is a study of the conception and implementation of a proposal for sustainable tourism in the Amazon, focusing on the expeditions carried out by a specific tourism agency, the Vivalá Agency, in order to deepen the analysis of the communication strategies that can lead to the establishment and achievement of the objectives that the initiative sets out to achieve. To this end, we begin with a historical approach to the Amazon, highlighting its economic importance for the nations involved and the importance of its preservation for the world, as well as emphasizing the role played by all the Earth's inhabitants in this process. The characteristics and specificities of tourism are highlighted, particularly sustainable tourism, and important aspects of the government policy that supports it are also presented. Next, through a theoretical case study and field research carried out with the Vivalá Agency, we seek to understand how the agency plans its expeditions and implements communication strategies geared towards sustainable practices. It was observed that the agency not only preserves the Amazon biome in its expeditions, but also contributes to stimulating the local economy and promoting tourism practices in line with the principles of sustainability. The coherence between the objectives initially set, the strategies to achieve them and the actual practices of the agency studied strengthens the understanding of the importance of the commitment to sustainable tourism.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26545
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