Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26543
Tipo: Monografia
Título: Produtoras técnicas de eventos: iniciativas para atração de novos talentos
Autor(es): Salomão, Lauren da Costa
Orientador: Azevedo, Susana Gib
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: EVENTOS
SETOR DE PRODUÇÃO TÉCNICA
ATRAÇÃO DE TALENTOS
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
PROFISSIONAL TÉCNICO
EVENTS
TECHNICAL PRODUCTION SECTOR
TALENT STTRACTION
COMMUNICATION STRATEGY
TECHNICAL PROFESSIONAL
Resumo: O tema da presente monografia aborda iniciativas para atração de talentos no setor de produção técnica de eventos. A pesquisa considerou e envolveu profissionais técnicos das áreas de estrutura, sonorização, iluminação e vídeo, bem como os impactos significativos nos últimos anos em relação a mão de obra qualificada, agravados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa, de cunho exploratório e qualitativo, utilizou técnicas de entrevistas individuais, questionários e análise de conteúdo para obter resultados, foram investigadas as percepções de gestores e colaboradores de três empresas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Como resultados, ressalta-se a necessidade de promover a visibilidade das profissões técnicas, bem como criar cursos e treinamentos para qualificação e valorização da gestão humanizada. Constatou-se que como forma de fortalecer o setor, seria necessário a colaboração interempresarial, partindo do ponto que a comunicação estratégica alinhada à imagem organizacional e a superação da escassez de literatura, pode impulsionar o crescimento do setor e enfrentar de forma mais preparada os desafios futuros.
The theme of this dissertation addresses initiatives to attract talent in the technical production sector of events. The research considered and involved technical professionals in the areas of structure, sound, lighting, and video, as well as the significant impacts in recent years regarding qualified workforce, exacerbated by the COVID-19 pandemic. The exploratory and qualitative research employed techniques such as individual interviews, questionnaires, and content analysis to obtain results, investigating the perceptions of managers and employees from three companies in the South and Southeast regions of Brazil. As results, there is a highlighted need to promote the visibility of technical professions, as well as to create courses and training for qualification and appreciation of humanized management. It was found that to strengthen the sector, inter-company collaboration would be necessary, considering that strategic communication aligned with organizational image and overcoming the scarcity of literature can drive sector growth and face future challenges more preparedly.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26543
Aparece nas Coleções:TCC Relações Públicas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_LAUREN_DA_COSTA_SALOMAO_TCC.pdfTexto completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.