Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26515
Type: Monografia
Title: A comunicação a serviço de pautas sociais: a representação do feminismo na série Gilmore Girls através das suas personagens centrais
Author(s): Cruz, Victoria Amaro
Advisor: Silva, Diego Wander da
Issue Date: 2021
Keywords: RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO DE CAUSA
REPRESENTAÇÃO
FEMINISMO
GILMORE GIRLS
PUBLIC RELATIONS
CAUSE COMMUNICATION
REPRESENTATION
FEMINISM
Abstract: Gilmore Girls é uma série de sete temporadas que foi ao ar de 2000 a 2007 e era exibida na Warner Bros. Além disso, contou com quatro episódios inéditos produzidos pela Netflix em 2016. Trata-se de uma série que desde seu primeiro episódio já evidencia traços feministas, o que era incomum para a época. Neste estudo, abordamos o tema da representação do feminismo através das personagens centrais da série, com os objetivos de refletir sobre interfaces entre questões sociais, comunicação de causas e relações públicas, focalizando aspectos relacionados ao feminismo; discutir sobre produções audiovisuais, narrativas e representações, especificamente no contexto da Netflix e no que se refere a pautas sociais relevantes; e compreender aspectos da narrativa sobre o feminismo na série Gilmore Girls, relevando aspectos visibilizados aos públicos por meio da produção audiovisual. A pesquisa se configura como exploratória e é desenvolvida a partir das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Em nível empírico, propomos uma análise de episódios da série. Os resultados evidenciam a oportuna participação e contribuição da comunicação e das relações públicas no que diz respeito à amplificação de pautas sociais e no contexto do feminismo, já que suas histórias se interseccionam. Além disso, as produções audiovisuais, cada vez mais, promovem a disseminação de mensagens sociais relevantes, como a tratada na monografia.
Gilmore Girls is a seven-season series that aired from 2000 to 2007 and was displayed on Warner Bros. Moreover, it featured four new episodes produced by Netflix in 2016. It is a series that since its first episode already shows feminist traits, which was unusual for the time. In this study, we approach the theme of the representation of feminism through the main characters of the series, aiming to reflect on interfaces between social issues, communication of causes and public relations, focusing on aspects related to feminism; discuss about audiovisual productions, narratives and representations, specifically in the context of Netflix and with regard to relevant social agendas; and understand aspects of the narrative about feminism in the series Gilmore Girls, revealing aspects made visible to the public through audiovisual production. The research is configured as exploratory and is developed based on documentary and bibliographic research techniques. At na empirical level, we propose an analysis of the series' episodes. The results show the opportune participation and contribution of communication and public relations regarding the amplification of social agendas and in the context of feminism, as their histories intersect. In addition, audiovisual productions increasingly promote the dissemination of relevant social messages, such as the one dealt with in the monograph.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26515
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

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