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dc.contributor.advisorTietzmann, Roberto
dc.contributor.authorSilva, Anaurelino Negri da Costa
dc.date.accessioned2024-08-17T12:03:09Z-
dc.date.available2024-08-17T12:03:09Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26507-
dc.description.abstractNeste trabalho, buscamos fazer uma reflexão diacrônica a respeito da serialidade no audiovisual para discutirmos sobre uma poética do drama seriado brasileiro realizado para o streaming. A partir de uma revisão histórica sobre a serialidade, apontamos os principais elementos da investigação e desenvolvemos uma metodologia de análise narrativa voltada para o segmento. A metodologia elaborada consiste, principalmente, na identificação e observação do orquestramento de marcas narrativas conceituadas por Bordwell (1985 e 2008), Branigan (1992), Chatman (1978) e Mittell (2015). Utilizamos a série 3% (2016-20), criada por Pedro Aguilera e exibida pela Netflix, como objeto-modelo da análise, conceituando sua estrutura narrativa e comparando suas estratégias inferenciais com demais obras seriadas, a fim de conceituarmos uma poética relacionada às séries nacionais realizadas para o streaming. Como resultado da pesquisa, descrevemos uma poética da série 3% e apontamos suas principais articulações narrativas, como o multiprotagonismo, o desenvolvimento não-linear do tempo diegético e a alternância entre eventos satélites e eventos núcleos no desvelamento da trama em um sistema de hierarquia do conhecimento entre os entes narrativos. Por fim, enquadramos o programa em um movimento contemporâneo associado às práticas da serialidade no audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we aim to undertake a diachronic reflection on seriality in audiovisual media in order to engage in a discussion about the poetics of Brazilian serialized drama created for streaming platforms. Drawing from a historical review of seriality, we identify the key components of the investigation and develop a methodology for narrative analysis specifically tailored to this field. The methodology primarily involves identifying and observing the orchestration of narrative elements conceptualized by Bordwell (1985 and 2008), Branigan (1992), Chatman (1978) and Mittell (2015). We take the series 3% (2016-20), created by Pedro Aguilera and streamed on Netflix, as the focal point for our analysis. We conceptualize its narrative structure and compare its inferential strategies with other serialized works, in order to define a poetics related to domestically produced streaming series. As a result of the research, we describe a poetics of the series 3% and point out its main narrative articulations, such as multiprotagonism, the non-linear development of diegetic time, and the alternation between satellite events and core events in unraveling the plot within a hierarchy of knowledge among narrative entities. Finally, we frame the program within a contemporary movement associated with seriality practices in audiovisual media.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃO - SERIADOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA STREAMING (TELECOMUNICAÇÃO)pt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleA ficção seriada brasileira chega ao streaming: uma reflexão diacrônica sobre o drama seriado para uma análise narrativa da série 3%pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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