Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26494
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPagnussatt, Denise-
dc.contributor.authorAraldi, Fernanda-
dc.date.accessioned2024-08-13T16:41:50Z-
dc.date.available2024-08-13T16:41:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26494-
dc.description.abstractOs ecossistemas de inovação são um mercado em ascensão. Pertencer a um ecossistema desse tipo significa ter a vantagem competitiva de estar onde as coisas acontecem. As comunidades surgem nesse ambiente devido ao alto grau de necessidade de conexão e colaboração entre todos os níveis de públicos. Neste estudo abordamos as estratégias de comunicação para geração de vínculo nas comunidades de inovação, tendo como objetivos compreender como se constituem as comunidades, identificar como são elaboradas as estratégias de comunicação contemporâneas e analisar de forma comparativa como ocorre a gestão de comunidade no ecossistema de inovação Distrito @22 da Espanha e no ecossistema de inovação Tecnopuc do Brasil. Para isso, utilizamos técnicas de pesquisa exploratória, como documental e bibliográfica na perspectiva de Gil (2008). Além de um estudo comparativo a respeito dos dois objetos de estudo utilizando Fachini (2005). Como resultado do estudo, percebemos semelhanças entre a gestão de comunicação nas comunidades do Brasil e da Espanha. Notamos, também, que as comunidades do Distrito @22 e do Tecnopuc já perceberam a importância da criação de vínculos, porém ainda há espaço para criação de novas metodologias para aplicação dessas estratégias.pt_BR
dc.description.abstractInnovation ecosystems are a growing market. Belonging to such an ecosystem means having the competitive advantage of being where things happen. Communities arise in this environment because of the high degree of need for connection and collaboration among all levels of audiences. In this study we address communication strategies to generate links in innovation communities, with the objectives of understanding how communities are constituted, identifying how contemporary communication strategies are elaborated and analyzing in a comparative way how community management occurs in the innovation ecosystem Distrito @22 in Spain and in the innovation ecosystem Tecnopuc in Brazil. For this, we use exploratory research techniques, such as documentary and bibliographic research from the perspective of Gil (2008). Besides a comparative study regarding the two objects of study using Fachini (2005). As a result of the study, we can perceive similarities between the management of communication in the communities of Brazil and Spain. We also noticed that the communities of Distrito @22 and Tecnopuc have already realized the importance of creating links, but there is still room for the creation of new methodologies for the application of these strategies.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNIDADESpt_BR
dc.subjectECOSSISTEMA DE INOVAÇÃOpt_BR
dc.subjectGERAÇÃO DE VÍNCULOpt_BR
dc.subjectCOMMUNITIESen_US
dc.subjectCOMMUNICATION STRATEGIESen_US
dc.subjectINNOVATIONen_US
dc.subjectECOSYSTEMen_US
dc.subjectLINK GENERATIONen_US
dc.titleEstratégias de comunicação utilizadas para a geração de vínculos em comunidades de inovaçãopt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/2-
dc.degree.graduationRelações Públicas-
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022_2_FERNANDA_ARALDI_TCC.pdfTexto completo4,08 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.