Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26481
Tipo: doctoralThesis
Título: Ensaios sobre a educação de jovens e adultos no Brasil entre 2012 e 2017
Autor(es): Bergmann, Ândrea Leite
Orientador: França, Marco Tulio Aniceto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta tese é composta por três ensaios em economia da educação. As pesquisas realizadas tiveram como objeto de estudo a educação básica brasileira, especificamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos nesta modalidade destinam-se às pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental e médio na idade apropriada. Estudos mostram que o perfil do aluno EJA é caracterizado predominantemente por pessoas de baixa renda, da cor preta ou parda, trabalhadores, e por homens e mulheres que abandonaram o ensino regular. Apesar dos reconhecidos retornos da educação, a população elegível aos cursos EJA apresenta um percentual muito baixo de adesão a esta modalidade de ensino em relação a demanda potencial. Dessa maneira, os estudos realizados nesta tese buscam investigar como certas características dos indivíduos, do contexto das escolas, e de políticas públicas afetam as decisões educacionais de pessoas elegíveis ao ensino na modalidade EJA. No primeiro ensaio, realiza-se um estudo longitudinal que tem por objetivo investigar o tempo que os alunos levam para evadir ou migrar para EJA de uma coorte de alunos ingressantes no ensino médio regular em 2012. A metodologia empregada foi a de Análise de Sobrevivência. Os principais resultados indicam que o risco de evadir é maior do que o risco de migrar para EJA, e que alunos do sexo masculino, declarados não brancos, mais velhos, matriculados em turmas maiores e com mais horas de duração das aulas possuem menos tempo de permanência no ensino regular. Além disso, destaca-se que alunos de escolas estaduais e municipais estão em pior situação do que estudantes de escolas federais e privadas. O segundo ensaio investiga a partir de modelos probit os fatores associados às escolhas educacionais de indivíduos que estavam fora da escola e de alunos que cursavam o ensino médio regular.Os resultados apontam que os mais jovens entre 18 e 24 anos de idade possuem mais chances de evadir e de escolher a EJA em detrimento do ensino regular, sinalizando para o fenômeno da “juvenilização” da EJA. As variáveis utilizadas confirmam que características de alunos, professores, turmas e escolas influenciam de forma significativa as decisões de permanência, evasão ou troca de modalidade de ensino. O terceiro ensaio realiza uma avaliação de impacto de uma política educacional voltada ao público EJA de nível fundamental (ProJovem Urbano) sobre o ingresso no ensino médio com o uso de métodos de pareamento. Encontra-se um efeito positivo e estatisticamente significativo da política pública. No entanto, quando comparado com cursos EJA regulares, o ProJovem Urbano apresenta-se menos efetivo no estímulo à continuidade dos estudos no ensino médio. Os dados utilizados nos três ensaios foram obtidos do Censo Escolar da Educação Básica entre os anos de 2011 a 2017.
This thesis comprises three essays on the economics of education. The research focused on Brazilian basic education, specifically the Education of Young Adults (EJA). Courses in this modality are aimed at people who did not have access to or did not complete elementary and high school at the appropriate age. Studies show that the profile of EJA students is predominantly characterized by low-income individuals, black or brown people, workers, and men and women who dropped out of regular schooling. Despite the recognized returns of education, the eligible population for EJA courses presents a very low enrollment rate in this mode of education compared to the potential demand. Thus, the studies conducted in this thesis seek to investigate how certain characteristics of individuals, the school context, and public policies affect the educational decisions of people eligible for EJA. In the first essay, a longitudinal study aims to investigate the time it takes for students to drop out or migrate to EJA from a cohort of students entering regular high school in 2012. The methodology employed was Survival Analysis. The main results indicate that the risk of dropping out is higher than the risk of migrating to EJA and that male students, non-white students, older students, those enrolled in larger classes, and those with longer class hours have a shorter stay in regular education. Additionally, it is highlighted that students from state and municipal schools are in a worse situation than students from federal and private schools. The second essay investigates, using probit models, the factors associated with the educational choices of individuals who were out of school and students who were attending regular high school.. The results indicate that younger individuals, aged between 18 and 24, are more likely to drop out and choose EJA over regular education, signaling the phenomenon of the "juvenilization" of EJA. The variables used confirm that characteristics of students, teachers, classes, and schools significantly influence decisions of retention, dropout, or change in the mode of education. The third essay conducts an impact evaluation of an educational policy aimed at the fundamental level EJA audience (ProJovem Urbano) on enrollment in high school using matching methods. A positive and statistically significant effect of the public policy is found. However, when compared to regular EJA courses, ProJovem Urbano is less effective in encouraging the continuation of studies in high school. The data used in the three essays were obtained from the Basic Education School Census from 2011 to 2017.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26481
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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