Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26477
Tipo: Article
Título: Análise de viabilidade econômica para a implementação de uma lavagem de veículos especializada em caminhões refrigerados
Autor(es): Rapaki, Ana Carolina dos Santos
Orientador: Machemer, Peter Caubi
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA
LAVAGENS ESPECIALIZADAS
EMPREENDEDORISMO
VALOR PRESENTE LÍQUIDO
TAXA INTERNA DE RETORNO
Resumo: O litoral norte do Rio Grande do Sul é uma região promissora para novos investimentos, pois à medida em que a região se expande torna-se necessário buscar empreendimentos diferenciados, em áreas mais específicas e com profissionais mais qualificados. Desse modo, a abertura de uma lavagem especializada em veículos automotores, especialmente caminhões refrigerados na cidade de Xangri-Lá/RS. O estudo objetiva mostrar, através de uma análise de viabilidade econômica, se a implementação do projeto é economicamente viável. Na aplicação de análise de viabilidade econômica do projeto, foram previstas receitas, quantidades de venda por serviço, e fluxo de caixa para um período de cinco anos, que resultaram em valores presentes líquidos positivos e em taxas internas de retorno maiores que a taxa mínima de atratividade definida. A contar disso, foi possível verificar que a implantação de veículos automotores é economicamente viável, e que, para que o empreendedor possa alcançar seus objetivos, é importante que ele planeje suas ações com base em dados confiáveis obtidos por meio da análise realizada neste presente estudo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26477
Aparece nas Coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_1_ANA_CAROLINA_DOS_SANTOS_RAPAKI_TCC.pdfTexto completo710,43 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.