Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26436
Tipo: Monografia
Título: Amor, não leia: a ânsia do autor de escrever sobre aquilo que conhece e os envolvidos que não têm nada a ver com isso
Autor(es): Figueiredo, Marina Luz
Orientador: Pereira, Moema Vilela
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: ESCRITA CRIATIVA
NÃO FICÇÃO
ENSAIO PESSOAL
TEXTO AUTOBIOGRÁFICO
VIDA PESSOAL X ARTE LITERÁRIA
CREATIVE WRITING
NON-FICTION
PERSONAL ESSAY
AUTOBIOGRAPHICAL TEXT
PERSONAL LIFE VS. LITERARY ART
Resumen: Este trabalho examina a questão da exposição da vida pessoal do autor e daqueles com quem se relaciona, no domínio da literatura não ficcional. A Parte Teórica deste trabalho busca entender as consequências pessoais e sociais dessa forma de escrita e contextualizar tais narrativas na formação da comunicação humana, focalizando nas motivações internas e externas para autores revelarem detalhes particulares em suas obras. A análise é feita com o foco em duas autoras de não ficção, Mary Karr (2015) e Anne Lamott (1995), em um estudo de suas obras teóricas sobre escrita, além de pesquisas a respeito de obras não ficcionais de cunho autobiográfico, de autores como Karl Ove Knausgard (2005), com seu livro “A Morte do Pai”, Oscar Wilde (1905), com sua carta “De Profundis”, entre outros. Centrando-se em três aspectos principais, a parte teórica explora: a motivação dos escritores para revelar detalhes íntimos em suas obras, o interesse dos leitores por essas narrativas e o potencial de ofensa ou desconforto para as pessoas do convívio do autor retratadas nesses textos. A Parte Criativa deste trabalho é uma compilação de ensaios pessoais focados em relacionamentos românticos, servindo como estudo de caso para a análise teórica. O primeiro ensaio é sobre um primeiro namorado, o segundo é sobre um primeiro amor, o terceiro, sobre uma traição, o quarto, sobre um amor que permanece e o quinto e último é sobre a vida de solteira da autora. Este estudo representa uma reflexão sobre a natureza vulnerável da escrita e a complexidade da relação entre a arte literária e a vida privada.
This paper examines, in the domain of non-fiction literature, the issue of exposing the personal life of the author and those they are connected to. Focusing on the internal and external motivations for authors to reveal personal details in their works, this study seeks to understand the personal and social consequences of this form of writing and contextualize such narratives in the formation of human communication. The analysis is centered on two non-fiction authors, Mary Karr (2015) and Anne Lamott (1995), in a study of their theoretical works on writing, along with research on autobiographical non-fiction works by authors such as Karl Ove Knausgard (2005) with his book "My Struggle: Book 1," Oscar Wilde (1905) with his letter "De Profundis," among others. Focusing on three main aspects, the theoretical part explores: the motivation of writers to reveal intimate details in their works, the readers' interest in these narratives, and the potential offense or discomfort for the people portrayed in these texts who are in the author's personal life. Expanding on this theme, the creative part of this work consists of a compilation of personal essays focused on romantic relationships, serving as a case study for the theoretical analysis. The first essay is about a first boyfriend, the second is about a first love, the third is about betrayal, the fourth is about enduring love, and the fifth and final essay is about the author's single life. This study represents a reflection on the vulnerable nature of writing and the complexity of the relationship between literary art and private life.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26436
Aparece en las colecciones:TCC Escrita Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023_1_MARINA_LUZ_FIGUEIREDO_TCC.pdfTexto completo680,96 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.