Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Moema Vilela-
dc.contributor.authorSchlickmann, Henrique-
dc.date.accessioned2024-07-31T17:27:58Z-
dc.date.available2024-07-31T17:27:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26428-
dc.description.abstractApesar de comum em oficinas e aulas de escrita criativa, o uso de regras arbitrárias no processo de escrita de narrativas longas ainda é pouco citado. Dentro deste campo, o grupo francês OuLiPo vem acumulando importantes registros desde a década de 1960, com reconhecidas obras literárias publicadas, como o romance O Sumiço, de Georges Perec, que tem sido um estandarte das propostas estéticas do grupo. Inspirado nisso, este trabalho buscou entender o uso de restrições e sua estética na criação de uma narrativa longa. O texto está apresentado em duas partes distintas: um ensaio que elabora sobre o uso das referências teóricas e literárias na criação, seguida por uma parte criativa, nesse caso, trechos de uma novela que está sendo escrita por mim. A partir de textos de Jacques Fux (2012), Vinicius Carneiro (2016), Christelle Reggiani (2005) e da minha experiência integrando um coletivo de escrita experimental, esta pesquisa procura analisar o legado desse movimento nos dias atuais e os possíveis desdobramentos estéticos da utilização de restrições oulipianas na criação de narrativas longas.pt_BR
dc.description.abstractDespite being common in creative writing workshops and classes, the use of arbitrary rules in the process of writing novels is rarely mentioned. About this topic the French group OuLiPo has been accumulating important studies since the 1960s. Using this inspiration this work seeks to understand the use of restrictions and their aesthetics in novel writing. Thus this work is organized in two distinct parts: an essay that elaborates on the use of theoretical and literary references in creation, followed by a creative part composed by excerpts from a novel that is being written by the author. The OuLiPo group has published recognized literary studies notably on the novel A Void by Georges Perec which has been a standard of the group's aesthetic proposals. Thus based on texts by FUX (2012), CARNEIRO (2016), Reggiani (2005) and the author's experience as a member of an experimental writing collective, this study seeks to analyze the legacy of this movement today and the possible aesthetic consequences of the use of Oulipian constraints.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectOULIPOpt_BR
dc.subjectRESTRIÇÕESpt_BR
dc.subjectNARRATIVAS LONGASpt_BR
dc.subjectESCRITA EXPERIMENTALpt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectCONSTRAINTSen_US
dc.subjectEXPERIMENTAL WRITINGen_US
dc.subjectNOVELSen_US
dc.subjectCREATIVE WRITINGen_US
dc.titleRestrições Oulipianas: experimentações em uma narrativa longapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/2-
dc.degree.graduationEscrita Criativa-
Appears in Collections:TCC Escrita Criativa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_2_HENRIQUE_SCHLICKMANN_TCC.pdfTexto completo328,6 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.