Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26416
Type: Monografia
Title: Terror também é coisa de criança: um ensaio sobre o medo na literatura infantil
Author(s): Carvalho, Maiara
Advisor: Aguiar, Janaína de Azevedo Baladão de
Issue Date: 2021
Keywords: MEDO
TERROR
LITERATURA INFANTIL
INFÂNCIA
ESCRITA CRIATIVA
FEAR
HORROR
CHILDREN'S LITERATURE
CHILDHOOD
CREATIVE WRITING
Abstract: Este trabalho apresenta-se em duas etapas, uma teórica e outra criativa, sendo a primeira delas um ensaio que aborda o terror na literatura infantil. Inicia-se com uma breve narração sobre minha experiência pessoal com a anulação dos meus medos, e o quanto as consequências disso me trouxeram ao tema escolhido para este ensaio. Logo mais faço uma breve análise mais clínica sobre o que é o medo, tendo como apoio as obras de Christian Darwin (2000), A expressão das emoções no homem e nos animais, Paulo Dalgalarrondo (2000), Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, e Emílio Mira y Lopez (1963), Os quatro gigantes da alma. Na sequência, venho a utilizar principalmente de uma entrevista online com o psicanalista Christian Dunker (2021) e das obras de Diana Corso e Mario Corso (2006-2008), Fadas no divã – Psicanálise nos contos de fadas e A psicanálise na Terra do Nunca, para retratar a relação das crianças com o medo, trabalhando também as antigas fábulas de conteúdo sensível, e estabelecendo uma conexão com o despertar do sentimento de medo durante a infância e seu escopo nas narrativas infantis. Depois, segue-se um esclarecimento sobre as mudanças no conceito de infância, e para tanto utilizo como apoio os livros de Phillipe Ariès, História social da criança e da família (1973) e Colin Heywood (2004), Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. E finalizo o ensaio com uma análise da obra de Ko Moon-young (2021), O menino que se alimentava de pesadelos, uma narrativa infantil sombria que carrega todo o ensinamento que desejo transmitir com este trabalho. Na parte criativa deste TCC, trago o livro, escrito por mim, Serena e o monstro na janela, que narra a história de Serena, uma menina que começa a ver uma criatura assustadora a observando todas as noites do lado de fora de sua janela. Seus pais insistem em dizer que não é nada, que ela não precisa ter medo e que vai passar, mas a criatura parece ficar cada vez mais perto de sua janela. Serena não quer sentir medo, e continua a ignorar, mas seguir rejeitando esse sentimento pode ter consequências. É uma história sobre o medo, e sobre como reprimir esse sentimento pode trazer complicações. Não tenho pretensão de enaltecer ou incentivar causar pânico em crianças, mas sim mostrar como há possibilidade de trabalhar esse sentimento de uma maneira saudável que pode, em minha opinião, desenvolver uma parte importante da personalidade da criança.
This work is presented in two stages, a theoretical and a creative one, the first of which is an essay that addresses terror in children's literature. It begins with a brief narration about my personal experience with the annulment of my fears, and how the consequences of this brought me to the theme chosen for this essay. Soon I will make a brief more clinical analysis of what fear is, supported by the works of Christian Darwin (2000), The expression of emotions in man and animals, Paulo Dalgalarrondo (2000), Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, and Emílio Mira y Lopez (1963), Os quatro gigantes da alma. As a result, I use mainly an online interview with the psychoanalyst Christian Dunker (2021) and the works of Diana Corso and Mario Corso (2006-2008), Fadas no divã – Psicanálise nos contos de fadas and A psicanálise na Terra do Nunca, to portray the relationship of children with fear, also working with the old fables with sensitive content, and establishing a connection with the awakening of the feeling of fear during childhood and its scope in children's narratives. Afterwards, there is a clarification on the changes in the concept of childhood, and for that I use as support the books by Phillipe Ariès, Social history of the child and the family (1973) and Colin Heywood (2004), A history of childhood. And I end the essay with an analysis of the work of Ko Moon-young (2021), The boy who fed on nightmares, a dark children's narrative that carries all the teaching that I want to convey with this work. In the creative part of this TCC, I bring the book, written by me, Serena e o monstro na janela, which tells the story of Serena, a girl who begins to see a scary creature watching her every night outside her window. Her parents insist that it's nothing, that she doesn't need to be afraid and that it will pass, but the creature seems to get closer and closer to her window. Serena doesn't want to be afraid, and continues to ignore it, but continuing to reject that feeling can have consequences. It's a story about fear, and how repressing that feeling can bring complications. I do not pretend to praise or encourage causing panic in children, but rather to show how there is a possibility of working this feeling in a healthy way that can, in my opinion, develop an important part of the child's personality.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26416
Appears in Collections:TCC Escrita Criativa

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