Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26368
Type: Monografia
Title: Alerta de tendência entre marcas de moda e conteúdo digital: o caso da Amaro no Instagram em tempos de Covid-19 no Brasil
Author(s): Minosso, Ingrid Mônaco
Advisor: Puhl, Paula Regina
Issue Date: 2020
Keywords: JORNALISMO
MARCAS DE MODA
MÍDIAS SOCIAIS
INSTAGRAM
AMARO
JOURNALISM
FASHION BRANDS
SOCIAL MEDIA
Abstract: A presente monografia analisa o jornalismo de moda inserido nas estratégias de marketing de conteúdo da marca Amaro no Instagram durante o período de isolamento social da Covid-19 entre 16 de março e 14 de abril de 2020. Os objetivos do trabalho são: compreender a relação da moda com a sociedade; observar a influência da imprensa feminina na divulgação de moda; estudar as transformações do jornalismo de moda com a chegada das mídias digitais; investigar como as marcas de moda se relacionam com seus públicos no Instagram. Para atingir esses objetivos foram abordados assuntos sobre o conceito de moda e sua divulgação, a imprensa feminina, o comportamento das marcas de moda nas redes sociais, mais especificamente a Amaro no Instagram e como o marketing de experiência pode influenciar na criação de uma comunidade na plataforma. O trabalho se utiliza das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para a constituição do referencial teórico e do uso da internet para levantamento de dados atualizados. Também foi utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo Fonseca Júnior (2011) para analisar as postagens feitas no perfil da marca, tendo como categorias: produção de conteúdo sobre moda para o meio digital; propósito e posicionamento de marca; impacto das ações de comunicação junto à comunidade. Os resultados dessa análise mostram que a Amaro aplica seu propósito e posicionamento na gestão da marca nas mídias sociais para construir uma comunidade mais engajada. Ainda assim, nas considerações finais deste trabalho é possível observar que mesmo com o impacto positivo, a Amaro não deixa de vender e lucrar com essa estratégia.
This monograph analyzes the journalism inserted in the marketing strategies of Amaro brand content on Instagram during the social isolation period of Covid-19 between March 16 and April 14, 2020. The objectives of the work are: to present a fashion relationship with society; observe the influence of the female press in the promotion of fashion; to study how fashion journalism changes with the arrival of digital media; investigate how fashion brands relate to their audiences on Instagram. To achieve these goals, we approached issues about the concept of fashion and advertising, women's press, the behavior of fashion brands on social networks, more specific to Amaro on Instagram and how the marketing of the experience can influence the creation of a community on the platform. The work uses bibliographic and documentary research techniques for the constitution of theoretical references and the use of the internet to survey displayed data. The content analysis technique according to Fonseca Júnior (2011) was also used to analyze how posts made without a brand profile, having as categories: production of content about fashion for digital media; brand purpose and positioning; impact of communication actions with the community. The results of this analysis show that Amaro applies its goal and positioning in brand management on social media to build a more engaged community. Even so, in the final considerations of this work it is possible to observe the same positive impact, an Amaro does not fail to sell and profit from this strategy.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26368
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